O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), candidato à reeleição, lidera as intenções de voto ao comando do estado nas eleições deste ano em todos os cenários levantados pela pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta segunda-feira (5). Na pesquisa estimulada, quando os eleitores escolhem um candidato de uma lista, Helder aparece com 67% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o senador Zequinha Marinho (PL), com 11%.
Foram ouvidos 1.000 eleitores em seis regiões do estado nos dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número PA-07332/2022.
No cenário espontâneo — quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados —, Helder aparece com 44% das intenções de voto, e Zequinha Marinho, com 3%. Outros candidatos somaram 1%. Brancos e nulos foram 4%, e não souberam ou não quiseram responder, 48%.
No cenário que considera apenas os votos válidos, excluindo os brancos, nulos e indecisos, o atual governador do Pará aparece com 80% das intenções de voto.
A pesquisa também fez o recorte por região, em que eleitores de seis áreas do Pará foram entrevistados. Helder aparece à frente em todas elas, sendo a região da Ilha de Marajó, no norte do estado, o local onde o atual governador é mais bem aceito. Na região, 85% dos entrevistados disseram que pretendem reeleger Barbalho. O segundo colocado, Zequinha Marinho, vai melhor no Sudeste paraense, onde alcança 23% das intenções de voto.
Em um possível segundo turno entre Helder Barbalho e Zequinha Marinho, o atual governador venceria a eleição com 71% das intenções de voto, enquanto o senador Zequinha Marinho teria 13% do eleitorado.
Helder Barbalho também vence no cenário que faz o recorte por renda. Ele tem 71% das intenções de voto na faixa dos eleitores que ganham até dois salários mínimos, 67% na faixa dos que ganham entre dois e cinco salários e 55% na faixa daqueles que ganham acima de cinco salários.
Zequinha Marinho é mais aceito na faixa com renda superior a cinco salários, com 21% das intenções de voto. Ele tem 10% na faixa de dois a cinco salários e 8% na faixa mais baixa de renda, que ganha até dois salários mínimos.
No recorte de gênero, Helder aparece como a principal opção de voto para 70% das mulheres e 64% dos homens. Marinho tem 8% da preferência feminina e 13% da masculina. Adolfo Oliveira tem 2% da preferência das mulheres e 2% da dos homens, e Marcony tem 1% da preferência feminina e 4% da masculina.
Zequinha Marinho é o candidato mais rejeitado entre os entrevistados, com 30%. Em seguida, aparecem Helder Barbalho, com 25%; Major Marcony, com 21%; e Sofia Couto, com 20%. Cleber Rabelo tem 18%; Adolfo Oliveira, 17%; Dr Felipe, 15%; e Paulo Roseira, 14%.