Se você sofre de rinite ou sinusite crônicas, é possível que ache que necessita consultar um médico alergista. Entretanto, dependendo da gravidade do seu caso, o correto seria buscar a ajuda de um otorrinolaringologista. Afinal, quais as diferenças entre os dois e em quais casos você deve marcar uma consulta? Confira!
Assim, veja hoje, 1 de setembro, quais são as características que definem um médico otorrinolaringologista e o diferenciam do alergista. Do mesmo modo, confira também as especialidades dessa área e medica e veja como identificar a hora de marcar a sua consulta. Portanto, continue conosco e aprenda mais!
Veja aqui: Como funciona a doação de órgãos no Brasil? Saiba em detalhes o desenrolar
Quando você deve procurar um otorrinolaringologista? Entenda
O otorrinolaringologista é o médico especialista no diagnóstico de doenças crônicas ou inflamatórias que atingem o sistema otorrinolaringológico (ouvidos, nariz e laringe). Dessa forma, ele identifica e orienta o tratamento de doenças como surdez, falta de equilíbrio, infecções nas vias aéreas e ouvidos, sinusites, rinites crônicas, laringites, faringites, dentre muitas outras.
Assim, como saber se o seu caso merece a atenção desse profissional ou de um alergista? O processo é simples: enquanto o alergista confere diagnósticos iniciais e solicita exames, somente o otorrinolaringologista pode realizar cirurgias e tratamentos para doenças crônicas e de intensidade maior.
Desse modo, o alergista pode solicitar exames e fazer indicações de medicamentos e tratamentos relacionados somente ao aparelho respiratório, desde que as doenças envolvidas não sejam crônicas ou não necessitem de cirurgia. Enquanto isso, o otorrinolaringologista trata de forma clínica e cirúrgica todas as doenças que se manifestam no ouvido, nariz e garganta.
As principais doenças tratadas pelos otorrinolaringologistas
Doenças do ouvido
O otorrinolaringologista diagnostica e realiza o tratamento de qualquer doença ou problema que possa acometer os canais auditivos. Assim, você deve procurar agendar uma consulta caso esteja com sintomas de perda de audição, otite, perfuração no tímpano ou distúrbios de equilíbrio.
Doenças da garganta e boca
Algumas das enfermidades diagnosticadas e tratadas pelo otorrinolaringologista na região da garganta e boca são: amigdalites, faringites, amígdalas inflamadas, dificuldades para engolir, alterações nas cordas vocais, lesões na boca e garganta, falhas ou ausência de voz, ronco, apneia do sono, pólipos, nódulos ou câncer de boca ou laringe.
Doenças do nariz
Se você sofre de doenças alérgicas de forma constante e prolongada, é necessário consultar um otorrinolaringologista.
Portanto, alguns dos problemas diagnosticados e tratados por este profissional são: sangramentos do nariz, rinites e sinusites crônicas, desvio de septo, aumento da adenoide, obstruções do nariz e congestão nasal prolongadas e perda de olfato.
Portanto, esperamos que esta matéria tenha lhe ajudado a identificar as funções do médico otorrinolaringologista e a saber se você precisar agendar a sua consulta. Ademais, se você quer ficar ligado em mais temas sobre a área da saúde, continue conosco e acompanhe o nosso blog!
Continue lendo: Chá para inflamação: como saber o ideal? Não perca as dicas de ouro