Em busca de fortalecer ainda mais a cadeia do algodão em Lucas do Rio Verde, o prefeito Miguel Vaz esteve, nesta terça-feira (30), no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, para conhecer o trabalho do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau – Sintex, além de participar de uma reunião com empresários do setor têxtil.
A agenda em SC teve como objetivo atrair investimentos para Lucas do Rio Verde. Os encontros foram acompanhados pelos secretários Alan Togni, de Governo e Administração, e Welligton Souto, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade.
Durante reunião no Sintex, os gestores apresentaram dados sobre a potencialidade de Lucas do Rio Verde no agronegócio. Conforme os números divulgados, a região Médio-Norte e Norte de Mato Grosso possui 4,5 milhões de hectares de área total de plantio, 3,5 de hectares aptos para a conversão de pecuária para lavoura.
Já o algodão, de acordo com o Imea, são 415 mil hectares de área plantada na safra 21/22, uma estimativa média de produção de 270 @/ha.
“O estado de Mato Grosso, em especial a nossa região, produz matéria-prima suficiente para se tornar um importante polo brasileiro da indústria têxtil. Nós estamos apresentando as potencialidades do nosso município para desenvolver a cadeia do algodão, gerando emprego, renda e novas oportunidades. Falamos de logística, da área plantada e também destacamos a infraestrutura do município nas áreas da educação, saúde, segurança, enfim, tudo que o Município tem a oferecer, a exemplo também do Espaço do Empreendedor com benefícios aos investidores”, destaca o prefeito Miguel Vaz.
O presidente do Sintex, José Altino, agradeceu a visita e se mostrou parceiro para outras reuniões sobre o assunto. “As nossas cadeias são muito parecidas. Pra gente, foi uma honra recebê-los aqui”.