O mês de setembro iniciou e, por acreditar no atendimento de qualidade e humanizado, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde aderiu à campanha Setembro Amarelo, que visa a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Pensando nisso, serão realizadas ações informativas ao longo do mês.
Para melhorar o acesso nos diversos pontos de atenção da saúde mental, em especial na Atenção Primária e em situações de urgência e emergência, o Município conta com a Rede Atenção Psicossocial (Raps).
A Raps atende pessoas com sofrimento, transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso álcool e outras drogas, e tem como objetivos diversificar as estratégias de cuidado e garantir respeito aos direitos humanos e acesso de qualidade dos serviços de atendimento mental, além de combater estigmas, preconceitos e prestar um atendimento humanizado e centrado nas necessidades dos pacientes.
A Rede é formada pela Secretaria Municipal de Saúde, Caps, Nasf, Secretaria de Assistência Social, Creas, Cras, Corpo de Bombeiros, secretarias de Esporte e Lazer, de Cultura e Turismo, de Educação, de Segurança e Trânsito, de Governo e Administração (com o Espaço V.i.d.a.s), além da Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Polícia Militar.
A iniciar nesta quinta-feira (01), de segunda a sexta-feira serão realizadas palestras nas salas de espera de cada unidade de saúde. O encontro semanal é aberto a toda população e será um espaço de escuta qualificada para abordar temas como ansiedade, depressão, estresse, relações sociais, autocuidado, esgotamento, insônia, suicídio, família, entre outros.
Pensando na melhoria e acessibilidade para o cidadão, o Município ampliou os serviços de atendimento psicológico, que, além do Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM), neste ano, passou a ser ofertado de forma estratégica em quatro unidades de saúde, sendo nos PSFs III Menino Deus, XVI Bieger Cidade Nova, I e II Rio Verde e XVII Vida Nova. Outro local é o Centro de Atenção Social (Caps), que continua com atendimentos para casos graves e persistentes.
Onde buscar ajuda?
Lucas do Rio Verde oferece uma rede de assistência aos cidadãos com cobertura do SUS em diversas unidades.
Para casos de urgência e emergência, das 6h à meia noite, é possível procurar o Pronto Atendimento Municipal (PAM). Na madrugada, até às 6h da manhã, o atendimento emergencial deve ser feito no Hospital São Lucas.
Em casos eletivos, com serviços agendados, as pessoas devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento médico. Só a partir dali cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).
Além disso, o Caps também atende livre demanda de casos graves e moderados, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 11h, na sexta-feira.
Para uma escuta qualificada, disque 188 (ligação gratuita no Estado), canal de apoio disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).