Em todas as religiões há o que entendemos como normas de comportamento que fazem parte da vida cotidiana dos fiéis. Este é o caso dos 10 mandamentos, um código de regras baseado no Antigo e no Novo Testamento que fazem parte do tecido moral do cristianismo.
Certamente a maioria dos leitores conhece, seja pela religião ou pela cultura em geral, esses mandamentos que são tão importantes para os cristãos. No entanto, é essencial não apenas saber quais são esses mandamentos, mas também o que eles simbolizam e que importância eles têm no dia a dia. Então, você a saber quais são os 10 mandamentos e o que eles significam?.
Quais são os dez mandamentos da lei de Deus?
Os dez mandamentos devem ser entendidos como um caminho de vida. A base dos 10 mandamentos é o texto bíblico de Êxodo 20, 2-17 e Deuteronômio 5,6-21. A Igreja, no período em que as pessoas tinham menos acesso aos textos escritos, porque eram caros, formulou-os de maneira catequética, e é dessa forma que utilizaremos em nosso resumo, a base é o Catecismo da Igreja Católica. Os 10 mandamentos são:
1 – Amar a Deus sobre todas as coisas.
Amar a Deus no próximo, através do nosso irmão. Temos que nos assemelharmos à Ele, e para isso nos temos que:
– Amar a todos
– A todos perdoar.
– A todos servir
– E a ninguém excluir
Santo Agostinho definia que o nosso amor por Deus é assim: “Um conflito entre dois amores: o amor de Deus impelido até o desprezo do amor de si.” ou “o amor de si impelido até o desprezo do amor de Deus”.
Quando fomos batizados nós nos tornamos cristãos. Isso quer dizer que nós não somos apenas amigos de Cristo, mas que estamos inseridos (fazemos parte) no seu projeto de salvação, de restauração.
Jesus Cristo veio para restaurar a vida das pessoas, da igreja. Ex: nas Bodas de Caná Ele transformou a água em vinho, deu vida ao filho da viúva de Naim, fez os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os coxos andarem, etc… Nós temos que a exemplo de Jesus Cristo restaurar a vida da sociedade.
E eu restauro a sociedade quando eu ajo com a consciência moral cristã, testemunho Jesus Cristo onde quer que eu esteja, quando luto contra os preconceitos racial, de cor, nível social.
“Deus só pede o nosso amor” – Leia Mt 22, 34-40
2 – Não tomar seu santo nome em vão.
– Proíbe todo uso impróprio do nome de Deus.
– Respeito – consequência do amor
– Jurar usando o nome de Deus
3 – Guardar domingos e festas de guarda
– Assistir e participar das missas – um único dia para adorar e louvar a Deus.
4 – Honrar Pai e Mãe
– Respeito aos pais
– Obediência
– Diálogo
Na primeira parte da vida nós nos perguntamos qual o sentido daquilo que a gente fez, o que a gente é. Na segunda parte da vida nos temos à sabedoria. Na primeira parte nos devemos nos orientar pelos mais velhos porque eles têm a sabedoria e a experiência.
5 – Não matar
Só Deus tem o direito de tirar a vida
– Aborto
– Eutanásia
– Suicídio
– Homicídio
6 – Não pecar contra a castidade
Integração correta da sexualidade na pessoa
– Namoro
– Se manter puro (corpo e alma)
– Relacionamento superficial dos jovens
Pensamento: Sempre que uma pessoa procura um prazer a curto prazo, vai ter um sofrimento a longo prazo.
7 – Não roubar
– Apropriar-se do que não é seu
– Roubar a paz
8 – Não levantar falso testemunho
– Matar com a língua.
– Desmoralizar
– Ter misericórdia com o próximo
Quando falar, falar com a pessoa certa, pedir a orientação do Espírito Santo.
Jesus disse: Não é o que entra pela boca que causa mal e sim o que sai da boca.
9 – Não desejar a mulher do próximo
– Respeito ao compromisso assumido pelos outros
– Matrimônio
– A importância da família
10 – Não cobiçar as coisas alheias
– Sermão da Montanha – Mt. 5, 1 – 12
“O SER tem que estar acima do TER”
Quando Jesus morreu na cruz Ele realizou a salvação. Na hora de sua morte, o sacrifício de Cristo se torna a fonte de onde brotará o perdão dos pecados portanto, para todo pecado existe perdão, apenas um único é imperdoável: é você morrer sem acreditar em Deus, é o pecado contra o Espírito Santo, é o pecado da pessoa que não aceita o amor de Deus e o seu perdão.