Como o sândalo ajuda a acalmar os nervos?

Fonte: CENÁRIOMT

Como o sândalo ajuda a acalmar os nervos?
Como o sândalo ajuda a acalmar os nervos? FOTO:PIXABAY

Como o sândalo ajuda a acalmar os nervos? Paradoxos da vida. A ciência avança e a cada dia facilita nossa vida. Mas, ao mesmo tempo, existem recursos naturais que ajudam a aliviar doenças, combater o estresse, relaxar e impregnar nossas vidas com um aroma especial.

É o caso da aromaterapia, que utiliza óleos essenciais do reino vegetal para extrair seu suco e colocá-los em potes de vidro, velas ou cosméticos para tratar diversos tipos de doenças ou perfumar nossa casa.

São terapias baratas, inofensivas e, sobretudo, naturais. Dentre essas essências, destaca-se a do sândalo, um óleo que foi extraído das profundezas de um tronco de arbusto na Índia desde os tempos antigos e tem o poder de acalmar a mente. Na verdade, é usado pelos iogues para suas práticas de meditação.

Benefícios do Sândalo

O sândalo é uma planta medicinal que pertence à  espécie Santalum album . Entre sua composição, destacam-se o alfa-santalol e o beta santalol, substâncias às quais foram atribuídas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antissépticas e diuréticas .

Este óleo também se mostrou promissor para o tratamento de acne, psoríase, eczema, verrugas comuns e molusco contagioso, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology . O trabalho, conduzido pelo Dr. Ronald L. Moy, observa que seu perfil de segurança, facilidade de uso tópico e disponibilidade corroboram seu efeito terapêutico em dermatologia.

Este ingrediente, amplamente utilizado na medicina ayurvédica, tem outros benefícios, segundo esta pesquisa:

  • Ajuda a reparar cicatrizes e estrias
  • Elimine fungos nas unhas
  • Evite infecções

Por que funciona como analgésico?

Como dissemos, o óleo de sândalo é um dos mais usados ​​para trazer a mente a um estado de calma e meditação. Isso se deve ao olfato que, como explica Mónica Abella, da Izba Nature, é considerado um sistema químico-sensorial que converte sinais químicos em percepção e impulsos elétricos que chegam ao cérebro.

O olfato, assim como o paladar, é um sentido químico, detectando compostos químicos no ambiente, com a diferença de que o olfato funciona a distâncias muito maiores do que o paladar. O processo de olfato segue estes passos:

  • As moléculas de odor em forma de vapor (compostos químicos) que estão flutuando no ar chegam às narinas e se dissolvem no muco.
  • Abaixo do muco, no epitélio olfativo, células receptoras especializadas, também chamadas de neurônios receptores olfativos (e capazes de detectar milhares de odores diferentes), detectam odores.
  • Os neurônios receptores olfativos transmitem a informação para os bulbos olfativos, que estão localizados na parte de trás do nariz.
  • Os bulbos olfativos possuem receptores sensoriais que na verdade fazem parte do cérebro e que enviam mensagens diretamente para os centros mais primitivos do cérebro, onde são estimuladas emoções e memórias (estruturas do sistema límbico) e para centros “avançados” onde os pensamentos conscientes são modificado (neocórtex).
  • Esses centros cerebrais percebem odores e têm acesso a memórias que trazem à mente pessoas, lugares ou situações relacionadas a essas sensações olfativas.

“Uma vez verificado que o olfato ativa nossas emoções automaticamente, podemos afirmar que os óleos essenciais são capazes de despertar emoções e sensações. Eles podem nos relaxar, nos ativar, sentir desejo, embora também possam despertar repulsa. conferem propriedades holísticas”, indica, por sua vez, Laura Izquierdo da Izba Nature.

Como usar?

Como outros tipos de óleos essenciais, o sândalo pode ser usado com difusores de essência ou fervendo água e adicionando algumas gotas. Você também pode aplicar algumas gotas de óleo de sândalo no banho para se recuperar de um dia cansativo ou simplesmente para relaxar.

Para acalmar a pele irritada ou com tendência a acne, existem apresentações comerciais à base de cremes ou pomadas para aplicar na pele.

O mundo da perfumaria não negligenciou os benefícios deste óleo. De fato, tornou-se um ingrediente altamente valorizado, apreciado por seu inconfundível aroma de madeira .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.