Como manter o metabolismo acelerado nas férias?

Fonte: CENÁRIOMT

Como manter o metabolismo acelerado nas férias?
Dicas para não engordar nas férias FOTO:PIXABAY

Como manter o metabolismo acelerado nas férias? Quando chegam as férias de verão, somos menos rigorosos com o que comemos, mais anárquicos com os horários e, inclusive, ficamos mais preguiçosos e fazemos menos exercícios. Tudo isso pode afetar a saúde metabólica , que é a soma de vários fatores relacionados à forma como o corpo assimila e metaboliza os nutrientes para que todo o nosso corpo funcione adequadamente. 

Leia também: Guia para entender o seu metabolismo

Segundo uma publicação da Unesp, metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o fim de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas.

Uma boa saúde metabólica é determinada pela glicemia de jejum, que é a mesma que a glicemia ao acordar, o nível de triglicerídeos , os níveis de colesterol HDL e LDL , pressão arterial, e circunferência média da cintura. 

E isso depende muito dos nossos hábitos, da nossa alimentação e do exercício que fazemos ou do nosso descanso. O que podemos fazer para que nosso metabolismo funcione corretamente?

Dicas para manter o metabolismo acelerado

Comer fora sem engordar?
É possível manter a forma nas férias- FOTO:PIXABAY

Isso também é interessante: Corpo 10 no verão? Dicas e um cardápio para emagrecer

Fique hidratado Entre 50 e 70% do nosso peso corporal é constituído por água. É o principal elemento do nosso corpo e cumpre funções essenciais. Um balanço hídrico, portanto, ajudará no bom funcionamento do metabolismo, transporte de nutrientes, circulação e regulação da temperatura. 

Você tem que beber mesmo quando não está com sede. Quando a temperatura aumenta ou você se exercita ao ar livre, beba ainda mais do que o habitual para evitar riscos de calor. 

E é que a desidratação pode afetar a saúde metabólica. Por exemplo, pode impedir a assimilação correta de nutrientes e aumentar os níveis de glicose no sangue. 

Coma variado, saudável e equilibrado 

Um truque é encher seus pratos de cor e dividi-los em três partes. 50% devem corresponder a alimentos como legumes, 25% a carne, peixe ou ovos e 25% a leguminosas, arroz ou batata. Os alimentos vegetais são muito importantes durante todo o ano, mas principalmente no verão, pois proporcionam hidratação e contribuem para a saúde metabólica. 

Coma devagar e aplique a lei dos 80% dos nativos japoneses: pare de comer quando ainda não estiver cheio, ou seja, quando você poderia comer 20% a mais. 

Evite beber álcool, pois desidrata e acompanha suas refeições com água. 

Faça caminhadas depois de comer 

Uma das chaves para manter uma boa saúde metabólica é o movimento. Facilita a digestão , torna-o menos pesado, facilita o trânsito e ajuda a não engordar. 

Por isso, Itxaso Erasun aconselha fazer uma caminhada curta, cerca de 20 ou 30 minutos, após cada refeição. 

Dessa forma, além disso, o corpo é educado para que os músculos consumam a energia ingerida diretamente. Assim, menos insulina é necessária para remover o excesso de glicose. Menos gordura também é armazenada e ganhamos menos peso. 

Isso acontece porque quando não queimamos o excesso de glicose, o corpo a converte em gordura e ela fica armazenada, o que nos faz ganhar peso e também altera a circunferência da cintura. 

Hora do jantar antecipado 

Para manter a saúde metabólica adequada, a hora do jantar deve ser antecipada e tentar ativar o metabolismo depois de comer. Dessa forma, evitaremos que nosso corpo funcione quando deveria estar descansando. 

Jantar cedo, sem álcool e passear depois de comer vai ajudar nosso metabolismo a funcionar bem. Podemos até tomar um sorvete durante essa caminhada. Essa ingestão leve ajudará a digestão a ser mais fluida e os músculos e o consumo de glicose durante o movimento impedirá que os alimentos sejam convertidos em gordura que fica armazenada no corpo. 

Durma e descanse bem

O descanso é essencial para que a saúde metabólica mantenha uma taxa elevada. Os órgãos precisam de descanso, e esse descanso ocorre à noite. Dormir pouco faz com que o corpo aumente a resistência à insulina devido à falta de descanso, fazendo com que a digestão gere picos mais altos de glicose, algo que afeta negativamente a saúde metabólica se for mantida ao longo do tempo.

Um descanso correto deve chegar a pelo menos sete horas durante a noite e é essencial que o corpo esteja cem por cento.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.