A arritmia cardíaca ocorre quando o coração mantém um batimento irregular, seja mais rápido, mais lento, errático ou até mais lento que o normal, dependendo do tipo de arritmia em questão . Em essência, este é um problema com os sinais elétricos que regulam os batimentos do coração.
Em certas circunstâncias, como quando fazemos alguma atividade física, por estresse ou emoção, é absolutamente normal que o batimento cardíaco fique fora de controle, mas em pessoas com arritmia, esse tipo de alteração no batimento cardíaco pode ser sentido mesmo quando estão descansando.
Este problema cardíaco pode ser completamente inofensivo, em algumas pessoas, e a maior dificuldade é o desconforto que resulta da mudança de ritmo. Mas em outros pacientes, a irregularidade pode trazer um risco real para a saúde, que pode até ser fatal.
Qual é a sensação de ter uma arritmia cardíaca?
Isso pode te interessar: Dormir com luz acesa pode afetar o coração
Existe a possibilidade de pessoas que sofrem de arritmias cardíacas não sentirem os principais desconfortos associados.
Os principais sintomas da arritmia são:
- Sentindo que o coração pulou uma batida.
- Sensação de vibração no pescoço ou no peito.
- Batimento cardíaco acelerado.
- Batimento cardíaco lento ou irregular.
Nos casos em que a arritmia danificou o coração, devido ao seu mau funcionamento, podem ocorrer outros desconfortos, tais como:
- Dor no peito ou sensação de aperto.
- Problemas respiratórios.
- Pulso irregular.
- Fraqueza.
- Tonturas ou vertigens.
- Desmaio.
- sudorese
- pressão sanguínea baixa
Se você tiver algum desses sintomas, é importante consultar um médico para saber se eles são realmente causados pela arritmia ou se é outra condição.
Caso o médico confirme que se trata de uma arritmia, dependendo do seu caso, ela poderá ficar sem tratamento adicional, assim como o especialista poderá indicar medicamentos para prevenir complicações, como infartos.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!