Arrascaeta se torna o estrangeiro com mais assistências na história dos pontos corridos do Brasileirão

Meio-campista do Flamengo chegou a marca de 54 passes para gols contra o Avaí, no último domingo (24), e ultrapassou Darío Conca

Fonte: CenárioMT com inf. CBF

Arrascaeta
Créditos: Jorge Rodrigues/AGIF

O gol de Pedro não serviu apenas para garantir a vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Avaí no último domingo (24), mas para Giorgian De Arrascaeta se tornar o estrangeiro com mais assistências na história dos pontos corridos do Brasileirão Assaí. Com o cruzamento que deixou o camisa 21 na boa para marcar, o uruguaio chegou a 54 passes para tentos e superou o ex-jogador argentino Darío Conca (53), que, no Brasil, teve passagens por Fluminense e Vasco, além do próprio Rubro-Negro.

A lista dos cinco maiores assistentes estrangeiros ainda conta com Andrés D’Alessandro (50), Walter Montillo (30) e Juan Cazares (23). Desses, apenas o camisa 14 do Flamengo atua no Brasil até o momento. Além dele, o único jogador que ainda está em atividade é o colombiano, que coleciona passagens recentes por Atlético-MG, Corinthians e Fluminense. Atualmente, está no Independiente, da Argentina.

Das 54 assistências, 36 foram pelo Rubro-Negro e 18 a serviço do Cruzeiro. No total foram 170 jogos disputados no Brasileirão Assaí – 80 pelo clube da Gávea e 90 pela Raposa. Ele ainda tem 46 gols marcados e conquistou por duas vezes a competição, ambas pela equipe carioca.

Com o passe, Arrascaeta também chegou a 14 assistências no ano de 2022 e se tornou o jogador com mais assistências no futebol mundial até então. São sete no Brasileirão, cinco no Campeonato Carioca, duas na CONMEBOL Libertadores e duas pela Seleção Uruguaia. Ao longo destes sete meses, o meio-campista uruguaio atuou em 44 partidas e marcou 15 gols.