A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que deu início ao Projeto “Diabético: Ser ou não ser, eis a questão”, no PSF XIII Parque das Américas. A atividade contará com dois encontros, sendo o primeiro nesta quarta-feira (20) e o segundo na próxima quarta, dia 27. O objetivo é incentivar ir à unidade de saúde pacientes que não estão em dia com o controle da comorbidade, para avaliação clínica e laboratorial.
A ação pretende abordar duas das principais mudanças de estilo de vida necessárias para o controle da doença – alimentação saudável e atividade física. Com o grupo de pacientes, busca-se alavancar a autonomia do atendido, estimulando o desejo e a vontade de vencer os estigmas da comorbidade.
As atividades terão apoio direto da equipe multiprofissional da unidade de saúde, dentre eles Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nutricionistas e fisioterapeuta do município. Serão utilizados recursos audiovisuais para roda de conversa, explanação da doença e, no encerramento de cada dia, terá uma exposição prática para adaptação dos pacientes participantes.
De acordo com a médica residente, Maria Fernanda Toledo Brandão, a ação foi pensada considerando as altas taxas de diabéticos a nível mundial e a perda do controle efetivo da doença em decorrência da pandemia da Covid-19. “Entendendo as dificuldades do manejo terapêutico e dos hábitos de vida, associado à autonomia de escolha do paciente, o grupo buscará unir os contextos necessários para controle da doença, propondo medidas acessíveis a serem aplicadas diariamente”, pontua.
Para a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, essas ações fomentam o bom trabalho realizado nos PSFs. “Cada ação é pensada para melhor atender o paciente e oferecer qualidade de vida. Nos dois encontros, os pacientes terão exemplos práticos do que são atividades físicas, de cuidados com o corpo, alimentação saudável, além de atividades de equilíbrio e coordenação de manutenção da propriocepção corporal”, finaliza.