Lucas do Rio Verde – MT, 16 de junho de 2022, por João Ricardo. Um porco-espinho (ouriço-cacheiro –Erinaceus Europaeus) virou atração ao invadir uma sorveteria, no município de Barra do Garças, em Mato Grosso (MT).
Antes porém, a atendente da sorveteria, Nicoly Schwingel, levou o maior susto ao dar de cara com o porco-espinho. O fato aconteceu na quinta-feira (14).
“Nós estávamos trabalhando e ele entrou aqui na sorveteria, foi de repente, ele estava passando por aqui, subindo a avenida e decidiu entrar. Ficou aqui por uns 15 minutos, depois foi embora”, disse Nicoly ao portal G1.
A atendente relata que foi a primeira vez que se deparou com um porco-espinho de perto. “Eu senti bastante medo, ele é comprido e anda muito rápido, parece ser muito esperto”, afirmou.
As funcionarias da sorveteria chegaram a acionar a equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate do porco-espinho, mas o bichinho saiu por conta própria do estabelecimento, antes da chegada dos militares.
“Ele saiu pela loja e começou a descer a avenida, não sei como ocorreu. Não tive notícias se houve a captura do animal“.
Os ouriços-cacheiros são facilmente reconhecíveis pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo exceto o focinho e ventre.
O ouriço-cacheiro tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo. Os espinhos são pêlos modificados cuja mobilidade é controlada pelos músculos.
Os espinhos são eriçados, de cor castanha matizada com tons mais ou menos escuros, porém o pelo da barriga é creme ou esbranquiçado.
Quando se sente ameaçado, o ouriço-cacheiro enrola-se sobre si próprio, ocultando as partes expostas do seu corpo, como o ventre, os membros e a cabeça, transformando-se numa “bola com picos”, bastante difícil de penetrar.
A cabeça distingue-se facilmente do resto do corpo, os olhos são grandes, as orelhas são relativamente pequenas e pontiagudas e possui uma cauda rudimentar.
Não existe dimorfismo sexual, isto é, não existem características evidentes que diferenciem machos e fêmeas. No entanto, a principal diferença é que os machos possuem testículos intra-abdominais e o pénis bastante desenvolvido, enquanto a fêmea possui uma vagina perto do ânus e têm cinco pares de mamilos ou têtas: um par na zona peitoral, dois pares na zona abdominal e dois pares na zona inguinal.
O comprimento do corpo varia entre 20 e 35 centímetros e a cauda entre 10 e 20 centímetros. Os animais adultos pesam em média 700 gramas, podendo este valor variar entre 400 e 1200 gramas. Um animal que não possua, pelo menos, entre 500 e as 600 gramas terá dificuldade em sobreviver ao período de hibernação.
Geneticamente são seres diplóides (2n) com 48 cromossomas. A longevidade média é de 3 anos mas podem viver até os 10 anos.
Se você gostou deste post: Porco espinho é encontrado em escola; FOTOS – vai gostar também de ler esta notícia: Rei das Serpentes faz vídeo exclusivo de cobras cascavéis se acasalando; VÍDEO
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!