Dicas para cuidar da sua saúde bucal nos meses de verão

Fonte: CENÁRIOMT

Dicas para cuidar da sua saúde bucal nos meses de verão
Dicas para cuidar da sua saúde bucal nos meses de verão FOTO:PIXABAY

Que tal cuidar da sua saúde bucal? No verão tudo relaxa, às vezes até negligenciamos alguns costumes que, no resto do ano, internalizamos totalmente. Isso também acontece quando se trata de cuidar da saúde da nossa boca. No caso dos nossos dentes, está comprovado que, nas férias, negligenciamos os nossos hábitos de higiene e alteramos a nossa alimentação. 

Precisamente de férias, porque temos mais tempo livre, devemos aproveitar para afinar nossa saúde, inclusive a de nossos dentes.

O que devemos tentar fazer é tentar chegar a esta estação com a boca cuidada e sem problemas orais que podem nos causar outros problemas durante os meses de verão. 

A razão é que estes podem parecer longe de nossos dentistas de confiança e muitas das clínicas odontológicas em nosso país podem permanecer fechadas por alguns dias. Negligenciamos, então, nossa saúde bucal? Embora não deva ser assim, o fato de passar mais horas fora de casa, na praia, por exemplo, e quebrar nossas rotinas pode fazer com que pulemos as três escovações diárias.

Cuidado com esses problemas

Quais são os principais problemas que podemos enfrentar nos meses de verão em relação à nossa saúde bucal? Dr. Saiz explica que, em sua opinião, os problemas mais comuns que podem ocorrer durante as férias seriam “dor de dente por cárie não tratada na época, fratura por queda e descolamento de prótese, entre outros”. Todos são incidentes que requerem a consulta de um profissional da área odontológica para tentar resolvê-los o mais rápido possível.

Uma mudança de hábitos que influencia

Nas férias, muitas vezes também mudamos nossos hábitos alimentares, comemos mais fora. Esse fato também pode ter impacto na nossa saúde bucal? “Todos sabemos que no verão tendemos a relaxar a dieta e a comer açúcares refinados com mais frequência do que no resto do ano”, conta-nos o especialista, citando, por exemplo, o caso dos gelados, assim como os alcoólicos ou açucarados bebidas. “Isso pode aumentar o risco de cáries e problemas gengivais”, diz Carlos Saiz.

Mantenha hábitos de higiene

Levando tudo isso em consideração, ambos os especialistas nos dão os conselhos básicos para cuidar também da nossa saúde bucal durante os meses de férias. “A recomendação que dou aos meus pacientes é que a escova de dentes elétrica seja uma das suas companheiras de viagem, assim como o uso diário de colutórios dentários para mostrar um sorriso mais saudável e fresco”, sugere Carlos Saiz. E é que não devemos descuidar dos nossos hábitos de higiene, sendo ainda mais rigorosos que no resto do ano. As altas temperaturas favorecem a proliferação de microrganismos.

Por exemplo, escovar antes de dormir é fundamental . Na opinião de Iván Malagón, é o mais importante, porque durante a noite os ácidos que danificam os dentes se formam com mais facilidade, porque menos saliva é secretada e o fato de estar com a boca fechada (meio anaeróbica), cria condições favoráveis ​​para as bactérias proliferar.

A importância da dieta

O Dr. Malagón recomenda manter uma dieta rica em frutas e vegetais frescos . A grande variedade de frutas da época que esta época do ano lhe oferece é uma oportunidade única para melhorar o fornecimento de antioxidantes ao nosso corpo.

E cuidado com os doces , pois os açúcares são um dos grandes inimigos da saúde bucal, já que são os culpados das cáries. As bactérias que os originam se alimentam deles, portanto, evite consumir produtos com adição de açúcar e, se forem consumidos, escove os dentes rapidamente para minimizar seu efeito. E reduz o “lanche entre as refeições”, pois não favorece muito a nossa higiene. Recomenda-se, depois de comer entre as refeições, pelo menos enxaguar a boca várias vezes.

Comida muito fria

Cuidados especiais devem ser tomados com bebidas, sorvetes, alimentos muito frios ou com o hábito de mastigar gelo. Você deve evitá-lo, porque mudanças bruscas de temperatura fazem com que os nervos e vasos sanguíneos dentro dos dentes inchem, o que é conhecido como hiperemia pulpar e causa muita dor.

Beba água, essencial

Você tem que se hidratar regularmente. “Com o aumento da temperatura , o corpo se desidrata mais rapidamente e, quando isso acontece, é gerada menos saliva (xerostomia). A saliva é um protetor dental e quando salivamos menos, os dentes ficam desprotegidos contra o ataque de bactérias. Em pacientes de meia-idade ou jovens isso não é relevante, mas é em pacientes mais velhos, porque eles têm mais dificuldade em gerenciar o equilíbrio hidrossalino e precisam de maior hidratação”, destaca o Dr. Malagón.

Mas é preciso reduzir, sim, o consumo de refrigerantes e álcool. A razão é que esses tipos de líquidos carregam uma grande quantidade de ácidos que reduzem muito o esmalte dos dentes, desgastando-o e descalcificando-o. Além disso, também influenciam a saúde das gengivas, fazendo com que fiquem inflamadas. O álcool causa halitose e sensibilidade dentária.

Cuidado com as atividades ao ar livre

Cuidados especiais devem ser tomados com essas atividades. Sim, o bom tempo incentiva você a sair e se divertir, mas é preciso ter cuidado para não sofrer lesões que danifiquem os dentes . O contato contínuo dos dentes durante a prática esportiva pode causar microfissuras, principalmente em uma prótese desalinhada.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.