Microblading de sobrancelha: o que é e quais os riscos

Fonte: CENÁRIOMT

Microblading de sobrancelha: o que é e quais os riscos
Microblading de sobrancelha: o que é e quais os riscos FOTO:PIXABAY

Microblading é uma técnica de maquiagem semi-permanente que permite a reconstrução de sobrancelhas ou áreas das sobrancelhas desprovidas de pelos, ou modificar a forma ou a cor.

diferença com outros tipos de maquiagem permanente , como micropigmentação ou tatuagens, é a camada da pele onde o pigmento é fixado e as pinceladas fio a fio que permitem resultados mais realistas e naturais .

É uma técnica que está muito na moda que consegue repovoar as sobrancelhas com uma aparência natural , mas também pode acarretar alguns riscos e é conveniente conhecê-los.

Carmen Bauzá, farmacêutica especializada em dermocosmética, dá-nos os detalhes sobre esta técnica e os cuidados que devem ser tomados.

RESULTADOS DE MICROBLADING

O resultado são sobrancelhas com formato, volume e cor adequados para cada tipo de rosto. Isso é conseguido graças ao fato de que, antes de realizar a microblading, é realizado um estudo da morfologia do rosto .

O design da sobrancelha será baseado neste estudo, que garante que o resultado esteja em harmonia com os traços faciais .

INDICAÇÕES DE MICROBLADING

É recomendado para pessoas que desejam modificar o formato das sobrancelhas ou aumentar sua densidade com um resultado natural, seja por motivos de saúde ou estéticos .

  • Certas doenças , tratamentos farmacológicos, situações de estresse ou mudanças hormonais repentinas podem causar a queda total ou parcial das sobrancelhas . Microblading pode ajudar a compensar essa perda.
  • Outra razão frequente para a perda de volume nas sobrancelhas é a depilação excessiva . As sobrancelhas respondem à moda e antigamente a tendência era usá-las muito finas. Hoje o microblading é uma boa opção para quem busca recuperar sua aparência original.

TESTES DE ALERGIA ANTERIORES

O primeiro risco associado ao microblading é a alergia a pigmentos. Por esse motivo, é obrigatório que o técnico responsável verifique se não há riscos realizando um teste de alergia.

O teste de alergia deve ser feito pelo menos 48 horas antes de prosseguir com o microblading. Consiste na implantação de pigmento – com agulha estéril – atrás do lóbulo da orelha ou na nuca para verificar se a pele tolera o corante ou se, pelo contrário, ocorreram reações alérgicas ou intolerâncias.

teste de alergia nos impedirá de nos expor a um processo que pode causar problemas de saúde.

CONTRAINDICAÇÕES DO MICROBLADING

A microblading deve ser realizada apenas em pele saudável, sem a presença de cicatrizes, queloides ou capilares rompidos . Além disso, é contraindicado nos seguintes casos:

  • Gravidez.
  • Hepatite.
  • Diabetes.
  • Hemofilia.
  • Doenças autoimunes como o HIV.
  • Pessoas com doenças de pele.
  • Em caso de uso de medicamentos anticoagulantes.
  • Pessoas com problemas de cura ou tendência a quelóides.

É importante que, na primeira consulta, seja informado dos riscos associados . Em caso de dúvida, um médico especialista deve ser consultado.

PRECAUÇÕES A TOMAR

Recomendo confiar apenas em centros especializados e que realizem microblading em cabine que atenda às normas vigentes .

Os funcionários devem ser treinados e usar chapéu, luvas e máscara. Todo o material deve ser esterilizado. Além disso, você deve mostrá-lo ao cliente o tempo todo.

CUIDADOS APÓS MICROBLADING

Para garantir os melhores resultados da microblading, tanto em termos de segurança quanto de acabamento, é necessário realizar cuidados pós-procedimento .

A primeira coisa é evitar uma possível infecção da área tratada . Para fazer isso, devemos evitar tocar, esfregar ou arranhar a área.

Também não é aconselhável se expor à água (piscinas, saunas…). Além de aumentar o risco de infecção, a água clorada pode impedir que o pigmento se fixe adequadamente.

Outros fatores a evitar são a transpiração excessiva (esportes, saunas…) e a exposição solar .

Quanto aos cuidados diários, podem ser usados ​​produtos de higiene suaves ou toalhetes sem álcool, sempre sem esfregar. É necessário aplicar um creme pós-tratamento constantemente para manter a área hidratada e acelerar a cicatrização. Em nenhum caso a área deve ser coberta.

É importante que, um mês após a primeira sessão, compareça a uma sessão de retoque para que o técnico possa avaliar a evolução e os retoques necessários.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!