A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de Lucas do Rio Verde lançou campanha para construção de uma quadra coberta. O beneficio atenderá os alunos da Escola de Educação Especial Renascer, que atende mais de 200 alunos atualmente.
O lançamento da campanha aconteceu nesta sexta-feira (06). Participaram do ato, representantes de entidades, instituições, comércios e do poder público local. Eles assistiram a apresentações culturais de alunos atendidos pela APAE.
Durante o ato, o cerimonial lembrou que atualmente, quando necessário, a escola utiliza espaços em outras instituições, como o Clube União do Lago. Contar com uma quadra coberta permitirá à Escola Renascer desenvolver atividades artísticas e esportivas, essenciais para o desenvolvimento dos alunos e reforçar o trabalho de inclusão.
Presidente do Sindicato Rural, Marcelo Lupatini disse que a construção da quadra coberta é fundamental para a APAE e que o setor produtivo será mobilizado para conseguir esse benefício. “Pensamos em fazer uma campanha com nossos produtores para arrecadar algum valor para que se realize a construção da quadra”, explicou.
Lupatini disse ainda que o sindicato e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) são parceiros da APAE. O Senar com atividades de equoterapia e o sindicato, em parceria com a Aprosoja, com a destinação de leite de soja. “Temos essa parceria de anos, pois muitos produtores acabam fazendo doações mensais para a APAE”.
Desafio
O presidente da APAE, Valdecir Chagas, disse que a realização da campanha é um grande desafio lançado. Ele lembra que praticamente todas as escolas do município tem estrutura para atender sua clientela, inclusive com quadra poliesportiva coberta. “Hoje, com quase 30 anos em Lucas do Rio Verde, ainda não temos quadra coberta”, citou.
Chagas destaca que a campanha é lançada e já conta com um grande estímulo. A mão de obra para a construção já está assegurada. “A obra está orçada em R$ 1,1 milhão, mas nós já temos a mão de obra. Vamos ter que calcular com a empresa o que isso representa, mas acredito que a mão de obra já reduz muito os custos”, pontuou.
Nos próximos dias a APAE vai divulgar uma conta corrente para doações de qualquer valor. Isso vai permitir pequenas doações de pessoas que estejam interessadas em participar da realização deste projeto. “Para que as pessoas possam se sentir participes da construção da quadra da escola da APAE”, ressalta.