Nova praça de Chapada dos Guimarães não terá nenhuma árvore cortada e projeto foi aprovado pelo Iphan

Projeto foi aprovado pelo Iphan e Sema; audiência pública foi realizada e prefeitura, CDL, Câmara de Vereadores e padre da cidade foram ouvidos

Fonte: CenárioMT

nova praca de chapada dos guimaraes nao tera nenhuma arvore cortada e projeto foi aprovado pelo iphan
Praça Dom Wunibaldo, em Chapada dos Guimarães - Foto por: Divulgação

O projeto de revitalização da Praça Dom Wunibaldo e entorno, em Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá), vai manter todas as árvores originais da área. No projeto, também está prevista a construção de atrativos, como fonte luminosa, playground, bancos em dois níveis e com bicicletário e paisagismo.

Além da reforma na praça, será feita a revitalização da Rua Quinco Caldas, no trecho que compreende o posto de combustíveis até a Rua Cipriano Curvo, que ganhará cobertura, ampliação da calçada e paisagismo.

“Nenhuma árvore da praça será cortada e as áreas serão melhores aproveitadas para que os moradores e turistas usufruam de todo esse espaço histórico de Chapada. É um grande investimento para alavancar ainda mais o potencial turístico do município e região”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Ele também explicou que o projeto seguirá a estética da Igreja Matriz Santuário de Sant’Ana, mantendo o perfil histórico, “mas com um toque de modernidade, como, por exemplo, o piso com acessibilidade e drenagem, além de ter cor clara para não destoar das cores da igreja”.

Toda a reforma no local teve aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e licenças da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Todos os setores municipais também foram ouvidos em audiências públicas no município, como a prefeitura, Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o padre José, que administra a igreja matriz.

“Todos que foram ouvidos aprovaram o projeto de reforma e revitalização da praça e Rua Quinco Caldas, destacaram que realmente foi pensado para o turista, com qualidade e mantendo a história local”, lembrou Jefferson.

A obra terá investimento total de R$ 14,5 milhões, em que estão inclusas todas as intervenções e melhorias necessárias, tanto na praça, quanto no entorno.

A licitação para contratar a empresa responsável foi lançada no último dia 13 de abril. A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e parceria com Secretaria Adjunta de Cidades.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, destacou o volume de ações voltadas ao turismo no Estado.

“O turismo de Mato Grosso está em franca recuperação com a injeção de recursos do governo do Estado. São cerca de R$ 150 milhões em obras que irão atender praticamente todos os municípios com potencial turístico”, concluiu Cesar.