A Diretoria Geral e servidores se reuniram na manhã desta terça-feira (26.04) para o lançamento do projeto Pão Diário na Polícia Civil de Mato Grosso. O evento foi realizado na sala de reuniões na sede da Diretoria Geral.
O projeto faz parte de uma parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Ministério Pão Diário, uma entidade religiosa que divulga conteúdos cristãos para profissionais da Segurança Pública.
O Pão Diário é um projeto de inovação e que hoje atende as Forças de Seguranças Nacionais contribuindo com a qualidade de vida e espiritualidade, não se tratando de religiosidade, mas do cuidado mental e espiritual dos profissionais da Segurança Pública, fortalecendo e amparando em necessidades distintas e dinâmicas na atuação profissional, estando presente em 156 países e traduzido para 56 idiomas.
O acordo foi fechado em agosto de 2021, com o compromisso de incentivar a intimidade e o relacionamento diário com Deus, buscando ajudar o policial civil a conhecer mais sobre as experiências com a fé na vida cristã, aliviando as tormentas vividas diariamente na profissão com mensagens diárias durante o ano.
A primeira instituição de Mato Grosso engajada no projeto Pão Diário foi o Corpo de Bombeiro Militar, responsável por incentivar outros órgãos de segurança.
Conforme o comandante-geral em substituição legal do Corpo de Bombeiros, coronel Ricardo Antonio Bezerra Costa, a corporação entende que é fundamental além de dar condições de trabalho, também levar a palavra de Deus ao seio da tropa, o que faz toda a diferença no ambiente de trabalho.
“Dessa forma podemos enxergar melhor as nossas atividades, assim como as pessoas que estão ao nosso lado. Com certeza além de trazer um alento, o projeto traz uma condição de espiritualidade, onde hoje com tantas adversidades a pessoa ter acesso à palavra de Deus, no seu próprio ambiente de trabalho, pode levar essa semente para dentro de casa, e isso perpetuar ao longo de sua jornada de laboral faz toda diferença”, disse o coronel BM Ricardo.
O coordenador de Gestão de Pessoas, delegado Fabiano Pitoscia, falou sobre o intuito do trabalho social que é buscar melhor qualidade de vida e espiritualidade aos servidores. “Não é uma questão de religiosidade, mas sim de um cuidado mental”, disse Fabiano Pitoscia.
Exercendo a função de capelão, o delegado aposentado, Gênison Brito Alves Lima, agradeceu o convite para auxiliar no projeto, e destacou a alegria em retornar a instituição, ministrando a palavra de Deus e prestando assistências nos encontros religiosos, tratando assim da mente e da alma do indivíduo.
Em seguida, o delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, falou da satisfação em participar da cerimonia proposta pela Gestão de Pessoas de integrar o projeto, bem como ocasião em que a instituição é presenteada com exemplares do livro.
“Ao conhecer a proposta do Pão Diário, percebi o quanto é interessante para o cotidiano do policial civil, pois encaixa perfeitamente a nossas dificuldades e carências. Todos nós precisamos do lado espiritual permanente, e esse projeto vem a nos amparar de forma muito positiva”, agradeceu o delegado-geral.