O óleo de rícino é um dos óleos mais populares no mercado para cuidados com a pele, cílios e cabelos, então não é surpresa ver que muitos produtos de beleza são enriquecidos com ele; no entanto, por si só, tem efeitos maravilhosos que ajudam o corpo e o organismo a se manterem saudáveis.
Não importa se o óleo de rícino é aplicado diretamente ou se é ingerido, pois em todas as suas formas o corpo recebe todos os nutrientes que ajudam a melhorar a aparência da pele, deixando-a bonita, ou promovem o crescimento dos pelos e das abas.
Leia também: Conheça os benefícios do óleo de coco
O que esse óleo faz no corpo?
Este óleo vegetal é feito a partir das sementes da prata conhecida como mamona e antes de ganhar fama no mundo da beleza era conhecido por suas propriedades medicinais, principalmente seu efeito purgativo; porém, destaca que seu sabor não é dos mais agradáveis e que sua ingestão deve sempre ter acompanhamento médico, pois se não for administrada a dose correta, podem ocorrer sintomas como náuseas, vômitos ou diarreia.
E é que, como foi demonstrado, ao aplicá-lo, o corpo recebe todas as suas propriedades restauradoras, anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a ter uma pele bonita e hidratada. Além disso, graças a tudo o que a pele recebe, o óleo de rícino pode ser usado para reduzir a acne e melhorar a aparência da pele, tornando-a mais macia e suave.
Por outro lado, em cabelos e cílios sabe-se que ajuda no crescimento e também os mantém hidratados, por isso é possível mostrar cabelos brilhantes e macios completamente livres de pontas duplas.
Deve-se notar que, seja para o cabelo ou para a pele, o óleo de rícino funciona como antioxidante graças ao seu alto teor de vitamina E, que protege o corpo de vírus e bactérias, previne o envelhecimento e ajuda a melhorar o crescimento das unhas.
Como usá-lo?
No caso de usá-lo para o crescimento dos cílios, deve ser aplicado com o auxílio de um pincel, sempre cuidando para que o produto vá do meio para as pontas e que não caia nos olhos; enquanto, para o cabelo é aplicado como qualquer máscara e óleos naturais.
Da mesma forma, é importante saber que seu uso não deve ser abusado e que é melhor usá-lo uma vez por semana e sempre com os cabelos e cílios limpos; no caso deste último, seu uso pode ser estendido para todos os dias, mas deve ser aplicado sempre à noite. Enquanto algumas pessoas o usam como removedor de maquiagem.
Por outro lado, para aplicá-lo na pele é necessário pegar um pouco de óleo de rícino com uma bola de algodão e passá-lo pela área onde se espera bons resultados.
Embora muitos produtos sejam à base deste óleo, é muito importante que você consulte um especialista em saúde antes de começar a usá-lo, pois algumas pessoas podem sofrer de alergias ou efeitos colaterais como vermelhidão, ardor e coceira, além de algumas erupções na pele.