O ouvido pode sofrer de diversas condições relacionadas à perda auditiva que podem ser decorrentes de causas genéticas, doenças infecciosas, uso de medicamentos ototóxicos e envelhecimento, entre outras causas. Um dos principais sintomas em qualquer tipo de patologia auditiva é o zumbido, que muitas vezes leva à surdez.
Especialistas argumentam que o ouvido pode sofrer de zumbido, caracterizado pelo zumbido. Esta condição não é considerada uma doença, mas um sintoma de que algo pode estar errado no corpo.
Leia mais sobre o assunto: E se eu sentir zumbido no ouvido e palpitações?
Portanto, esse problema pode causar doenças mais complexas e em muitos casos evitáveis, mas a verdade é que a surdez é uma das consequências mais comuns após esse sintoma.
Quais sintomas levam à surdez?
A primeira das doenças é a otosclerose, definida como o crescimento anormal do osso esponjoso do ouvido médio, que impede que os ossos do ouvido vibrem para captar as ondas sonoras, como consequência, ocorre a perda auditiva. Embora esta condição piore lentamente, é importante que você não negligencie os seguintes sinais de alerta, como zumbido, tontura e tontura.
A aterosclerose, por outro lado, é uma condição leve que começa com toque leve, mas pode progredir para surdez. O tratamento se dá através do uso de aparelho auditivo para amplificar o som, porém, muitas vezes, é necessária cirurgia. A verdade é que a aterosclerose representa uma das doenças auditivas mais comuns.
Por fim, a doença de Ménière é definida como um distúrbio do sistema vestibular do ouvido interno que pode ser causado por uma infecção viral ou uma predisposição genética que afeta apenas um ouvido, causando episódios de tontura, vertigem, zumbido e perda auditiva. Essas doenças vão gerar perda de equilíbrio, aumentando o risco de quedas e acidentes frequentes. Enquanto a solução para esta patologia está focada no uso de aparelhos auditivos, injeções de gentamicina e esteróides.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!