Como saber se seu filho é uma criança precoce? É conhecida como puberdade acelerada ou adolescência, pois ocorre em idade precoce, dois anos antes do normal.
Afeta principalmente meninas e tem várias causas, por isso é importante detectar os sinais, pois pode afetá-lo emocionalmente e mentalmente. Eles também podem desenvolver comportamentos que estão à frente de sua idade.
Uma criança precoce precisa do apoio dos pais, compressão e atendimento médico se necessário, para poder passar por esse processo. Especialistas apontam que algumas das causas são o sobrepeso e a obesidade, já que o tecido adiposo se acumula e desenvolve um índice de insulina mais alto.
Assim como distúrbios do crescimento ou do hormônio sexual, tumores, alterações cerebrais, exposição a substâncias tóxicas ou falta de amamentação.
É importante não repreender a criança caso seja detectado algum comportamento “inadequado”, pois pode deixá-la desconfortável, insegura e constrangida. Também é importante monitorar o conteúdo a que são expostos.
Sintomas e como curar o início da adolescência
A puberdade precoce em meninos manifesta-se abruptamente entre as idades de seis e nove anos. Isso afeta o desenvolvimento evolutivo e representa um fator de risco, pois quando os pais veem que “estão crescendo” esquecem que mentalmente ainda são crianças e essas mudanças podem afetar seu comportamento e autoestima.
Os sintomas de uma criança precoce são os seguintes:
- Aumento da massa muscular
- Voz grave
- Aparência de pêlos faciais ou pubianos
- Quadris mais largos
- Crescimento do peito
- Menstruação antes dos 10 anos
- Aumento de altura
- Aumento genital
- Acne
- Mudança no odor corporal
- Masturbação precoce
- Comportamentos inadequados para a idade no campo sexual
Como é tratada a puberdade precoce?
Se seu filho está passando pela puberdade precoce, você precisa ser emocionalmente solidário e confiante. Além disso, eles devem receber atendimento médico de um endocrinologista pediátrico, especialista em distúrbios hormonais. A prematuridade pode ser “curada” com tratamento que atrasa ou reverte o desenvolvimento sexual.
Se a causa for outra, o problema ou doença, como o distúrbio do hormônio do crescimento, deve ser abordado.
A concentração de hormônios também pode ser reduzida para equilibrar o crescimento. Os análogos são os medicamentos mais utilizados para a puberdade precoce e geralmente são eficazes após um ano.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!