As mulheres vítimas de violência doméstica em Lucas do Rio Verde têm um grande aliado na prevenção de novos atos de violência. O aplicativo do Botão do Pânico, lançado esta semana no município, pode garantir a segurança e vida das mulheres luverdenses.
A observação é do defensor público, Gonçalbert Torres de Paula, que prestigiou o lançamento do aplicativo, importante ferramenta protetiva de combate à violência contra a mulher.
“O lançamento é um passo gigantesco no caminho da materialização do direito à vida e à integridade física das mulheres de nossa cidade, oportunamente quando nesta semana as estatísticas de estupros, feminicídios, lesões corporais e ameaças, revelam a extrema urgência de reforços para o resguardo da vítima vulnerável em sua casa e trabalho”, afirmou.
A ideia de implantação do aplicativo surgiu após uma visita de servidores da Prefeitura de Lucas do Rio Verde ao município de Paulínia, interior de São Paulo. A tecnologia foi disponibilizada pelo município paulista e aprimorada pela equipe de geotecnologia luverdense.
“A Defensoria aplaude esta iniciativa do governo local, inédita no interior do Estado, que coloca o aparato estatal mais próximo da vítima, cuja intimidade muitas vezes é violada exatamente pela demora ou ausência de proteção policial, dado que é o ambiente onde os crimes mais graves de violência doméstica acontecem”, ressaltou o defensor.
Simulação
O lançamento contou com uma simulação da utilização do aplicativo, que uma vez acionado pela vítima, emite um chamado para as forças de segurança do município através de um som de sirene, alertando a proximidade do agressor à vítima.
“O botão do pânico na forma app (aplicativo) no celular das vítimas de violência doméstica, especialmente daquelas que ainda se encontram sob amparo das medidas protetivas de distanciamento do agressor, apresenta-se como um poderoso instrumento de enfrentamento, a somar-se com a Patrulha Maria da Penha, Delegacia de Proteção à Mulher e a Defensora Pública”, pontuou de Paula.
De acordo com a Secretaria de Segurança e Trânsito, na próxima semana uma nova reunião será agendada com as autoridades responsáveis para definir a data de início do funcionamento do mecanismo.