Sucuri gigante impressionada ciclistas; VÍDEO

Fonte: CenarioMT

Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos.
Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos. Foto: reprodução/Leonardo Dall'Igna

Uma cobra sucuri gigante impressionou alguns ciclistas durante um passeio na Trilha Dos Americanas, na cidade de Porto Velho (RO).

O vídeo da sucuri gigante foi enviado ao Biólogo Henrique O Biólogo das Cobras – por Leonardo Dall’Igna.

O tamanho da sucuri impressionou até mesmo o Biólogo que é especialista em no estudo do comportamento dessa espécie.

A cobra atravessava a trilha para chegar até um igarapé, quando foi avistada pelos ciclistas.

ASSISTA: 

YouTube video

A SUCURI

A sucuri é uma cobra da família Boidae, pertencente ao gênero Eunectes e sua distribuição geográfica é restrita à América do Sul.

Até o momento são conhecidas quatro espécies de sucuri ─ Eunectes notaeus, Eunectes murinus, Eunectes deschauenseei e Eunectes beniensis ─ sendo as três primeiras com ocorrência no Brasil e a última ocorrente na Bolívia.

A Eunectes murinus é a maior cobra do continente americano, chegando a medir até 11 metros e 60 centímetros, e a segunda maior a nível mundial, perdendo em tamanho apenas para a cobra píton (Python reticulatus) do sudeste Asiático.

A cor das diferentes espécies de sucuri varia conforme a espécie. A Eunectes murinus possui um colorido de fundo que varia da verde oliva a preta, com pares de ocelos escuros em cada lado do dorso, e o ventre é amarelo, com manchas muito irregulares.

É mais frequente o seu avistamento em ambientes da Amazônia e do Cerrado onde o padrão de coloração da sua pele ajuda na camuflagem.

As sucuris são da mesma família das jiboias e das cobras-papagaio, que também usam a estratégia de constrição para caçar
Sucuri da espécie Eunectes murinus. Foto: Patrick K. Campbell / Shutterstock.com

Já a espécie Eunectes notaeus que possui um porte menor tem um colorido de fundo mais amarelo e ao longo de todo o corpo e cauda existem manchas pretas que atravessam o dorso de um lado ao outro, em forma de sela. São encontradas em áreas que inundam anualmente, como a região do Pantanal, no Brasil.

Estas cobras vivem perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos.

Ataques a pessoas por sucuris são bastante raros. Porém, imagens de filmes fictícios como Anaconda, estão fixadas no imaginário popular, e contribui desta forma para a má fama das sucuris de devoradora de homens, o que não representa a realidade. Quando se sentem ameaçadas pelo homem, as sucuris geralmente mordem como forma de defesa.

A captura e a manipulação inadequada destas cobras é que costumam resultar em acidentes. (Por Camila Oliveira da Cruz; Mestre em Ecologia (UERJ, 2016); Graduada em Ciências Biológicas (UFF, 2013))

Se você gostou deste post: Sucuri gigante impressionada ciclistas; VÍDEO  – vai gostar também de ler esta notícia:  Colocou a Jararaca na panela de pressão para salvar o filho; vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.