Saber se você tem pressão alta é importante porque essa afetação descontrolada aumenta o risco de sérios problemas de saúde, como ataque cardíaco e derrame.
Felizmente, a pressão alta pode ser detectada através de alguns estudos médicos e, uma vez que se saiba que você sofre dessa patologia, é possível trabalhar com seu médico para mantê-la sob controle.
Nesse caso, o médico pode prescrever medicamentos e recomendar mudanças no estilo de vida.
Dicas para controlar a pressão alta naturalmente
Abaixo estão as recomendações do especialista:
1 – Mudanças no estilo de vida
Com simples mudanças em nossos hábitos, é possível evitar que a hipertensão se desenvolva naqueles que têm fatores de risco (sobrepeso, idade, sedentarismo, consumo de cigarros e álcool, histórico familiar, entre outros) ou controlar melhor a pressão em que já é hipertensa.
2 – Mudanças dietéticas
Fundamentalmente focado no sódio. “Falamos sobre redução de sódio não como foi proposto anteriormente, que era uma dieta de sal zero, porque é realmente extrema e não objetiva de alcançar, mas sim uma dieta de baixo teor de sal, o que queremos dizer com isso, por exemplo, evitar sal adicional nas refeições, como ao comer um ovo cozido ou manga, não colocar sal extra nele, mas tentar comê-lo sem esse sal”.
Além disso, é aconselhado reduzir o consumo de quatro tipos de alimentos ricos em sódio, por exemplo:
Salsichas: que carregam muito sódio devido à sua preparação.
Alimentos enlatados: “um atum que uma pessoa come, não é ruim, mas antes de comê-lo, lave-o, porque devido ao seu processo de conservação é muito salgado”.
Refrigerantes gaseificados: refrigerantes de qualquer sabor são ricas em sódio.
Carnes defumadas: que, devido ao processo de defumação, têm uma grande quantidade de sal.
3 – Atividade física
Apenas caminhando 30 minutos, 3 vezes por semana, já estamos melhorando o perfil metabólico da pessoa.
4 – Níveis mais baixos de estresse
Quanto ao estresse, é como se o paciente tivesse armazenado gasolina, que seria sua carga genética, mas por conta própria não haverá fogo, preciso de uma chama ou um gatilho para gerar esse incêndio. Acendemos essa chama com estresse, sedentarismo, dieta, hábitos inadequados. Todos esses tipos de coisas tudo o que eles fazem é que, em terrenos suscetíveis, que geneticamente já predispomos, desencadeamos uma doença que talvez pudesse ser adiada.
O estresse não causa hipertensão, mas pode ser um gatilho para que ele apareça em idades mais jovens ou, caso contrário, pode ser uma causa da falta de controle de um paciente já conhecido como hipertenso.
5 – Um peso adequado
Recomenda-se que a pessoa tenha um controle de peso bastante adequado.