A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), deflagrou na manhã desta quinta-feira (17.02), a Operação Avalanche para cumprimento de 28 ordens judiciais contra uma organização criminosa envolvida com prática de roubos e furtos de veículos, especialmente motocicletas, cometidos na região metropolitana.
As ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão, são cumpridas especialmente em estabelecimentos comerciais de venda peças e acessórios para motocicletas da região metropolitana.
As investigações iniciaram em outubro de 2020, após uma ação que resultou em quatro pessoas presas em flagrante e na apreensão de cinco veículos.
A deflagração da Operação Avalanche tem o objetivo de desarticular a organização criminosa, reprimindo indiretamente a criminalidade violenta e difusa, buscado provas relacionadas aos crimes de receptação qualificada, adulteração de sinais identificadores veiculares, uso de documentos falsos, falsidade ideológica, estelionatos e lavagem de dinheiro.
O delegado titular da DERFVA, Gustavo Garcia Francisco, responsável pelas investigações fala sobre a operação, nesta quinta-feira (16), às 10 horas, na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, localizada na Avenida Doutor Hélio Ribeiro nº. 1000 (anexo a sede do Detran), bairro Paiaguás
Participam da operação 120 policiais civis com participação das equipes da DERFVA, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Estelionato, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Gerência Estadual de Polinter (Gepol), Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), 1ª, 2ª e 3ª Delegacias de Várzea Grande, Derf Várzea Grande, Delegacia de Poconé e Delegacia de Rosário Oeste.