Dois integrantes de uma facção criminosa foram presos em flagrante pela Polícia Civil, em Rondonópolis, com quase três mil reais e sete pacotes de entorpecentes. A ação foi efetuada pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), na tarde de terça-feira (15.02).
Os suspeitos de 29 e 21 anos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por constituir organização criminosa. Com eles foram apreendidos 7 pacotes de maconha tipo skunk, outras porções menores de maconha e de haxixe, além de R$ 2,6 mil em dinheiro e um veículo.
A prisão ocorreu depois de uma ação investigativa para apurar o tráfico de drogas na região dos bairros Sumaré, Vila Mineira e Jardim das Flores. Durante monitoramento, a equipe da DERF identificou lideranças de facções criminosas responsáveis pelo gerenciamento e distribuição de entorpecentes na região, entre eles um suspeito de liderar o grupo criminoso nos bairros mencionados, que está foragido da Justiça há cerca de um mês. Em razão dessa ausência, outra pessoa estava ocupando a função e gerenciando o tráfico de drogas na região.
As diligências da DERF apontam que o indivíduo comercializava maconha e fazia o recolhimento financeiro da venda dos entorpecentes. Uma terceira pessoa era responsável por guardar entorpecentes e realizar a distribuição nas bocas de fumo.
Durante o levantamento e monitoramento dos suspeitos, os policiais verificaram que eles se reuniam em um bar e saiam de forma rápida do local utilizando um veículo Gol ou motocicletas.
Com base nos indícios, os investigadores abordaram os dois envolvidos, supostamente o gerente e funcionário do tráfico, quando saíram juntos do bar e pararam em um posto de combustível. Ao perceberem a presença dos policiais civis, um dos suspeitos quebrou o celular, ação ordenada pela facção criminosa como forma de excluir possíveis provas criminais que possam ter no aparelho.
No carro da dupla foi verificado resquícios de entorpecentes. Em seguida, a equipe policial foi até a residência de um dos suspeitos, onde foram encontrados R$ 2,6 mil em notas trocadas e mais porções de haxixe.
Já na residência do segundo suspeito foram encontrados seis pacotes de maconha tipo skunk, anotações para o tráfico de drogas, balança de precisão, porções de cocaína, embalagens plásticas, entre outros materiais.
Os dois homens, ambos com várias passagens criminais por tráfico de drogas, receptação, tortura, sequestro e cárcere privado foram conduzidos até a Derf-Rondonópolis, interrogados e autuados em flagrante. Após a confecção dos autos, os presos foram encaminhados à penitenciária regional.