A primeira edição do ano da Feira do Artesão foi realizada no último sábado (05), na Praça da Liberdade, ao lado do Mercado do Produtor. O evento, idealizado pela Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde, contou com a participação de um grupo de Cosplay da cidade, uma feira de livros e a tradicional roda de capoeira da Cultura.
O local foi escolhido para ser o primeiro ponto de realização da feira no ano por abrigar a Casa do Artesão, considerado o berço do incentivo ao trabalho da categoria no município.
“Nós estamos realizando esse incentivo aos artesãos e cada vez mais temos novidades em artesanato, em produção, dedicação dos artesãos para produzir e apresentar um bom produto para Lucas do Rio Verde, e isso tem feito com que mais parceiros queiram participar”, contou a secretária da pasta, Luciana Bauer.
Além da variedade de artesanatos feitos pelos artesãos locais, a feira de livros foi organizada pelo Clube do Livro da cidade e, com obras disponíveis para compra com preço de sebo, uma banca também ficou à disposição do público para doação de algumas obras literárias.
Os jovens integrantes do movimento Cosplay marcaram presença e levaram à praça o colorido de suas fantasias e maquiagens caprichadas, inspirados em personagens da TV, desenhos ou filmes.
Iracema Dodge é uma das fundadoras do Clube do Livro e incentivadora do movimento Cosplay na cidade. Ela conta que o público do clube também gostava de se fantasiar em algumas datas comemorativas e encontros, por isso sugeriu levar essas representações aos luverdenses.
“A gente criou o Clube do Livro e todo mês temos encontros literários. Percebemos que o público do Clube do Livro também gostava de se fantasiar e queríamos incentivar essa galera. A gente queria um lugar sério, que nos recepcionasse com respeito e conseguimos isso com apoio da Prefeitura. Lucas está se tornando uma cidade grande e queremos ter esse movimento artístico e cultural aqui”, disse a cosplayer, que foi ao evento fantasiada de “Loki”.
Novidades em economia criativa
A secretária de Cultura explica que para esse ano a pasta pretende trabalhar a estruturação do artesanato no município, por meio de projetos que incentivem a economia criativa local.
“Nossa equipe da Secretaria de Cultura vem estudando um programa de desenvolvimento da economia criativa. O artesanato está aí, nesse programa. Estamos pesquisando a estruturação dessa feira e, construindo essa ideia, vamos buscar recursos para desenvolver essa ação, que vai promover um salto de oportunidades, onde a pessoa pode realmente se tornar um empreendedor”, destacou Luciana.