Morder os lábios: o hábito inofensivo que pode indicar um grande problema

Fonte: CenárioMT

Mordendo os lábios: sintomas em distúrbio

Quantas vezes ao dia você morde os lábios? É uma ação que pode denotar tensão ou ansiedade, das quais muito raramente as pessoas estão cientes.

É um hábito chamado “Morsicatio Buccarum”, é o termo científico empregado para a mastigação crônica da bochecha. A apresentação clínica normalmente é suficiente para um diagnóstico definitivo e a biópsia raramente é realizada. Não é necessário tratamento e em alguns casos pode ser indicada placa acrílica.

Morder essas partes da boca constantemente, e até mesmo os dedos, pode ser um sinal de “dermatofagia”, um distúrbio nervoso que pode causar danos físicos.

Mordendo os lábios: sintomas em distúrbio

Quando o hábito de morder os lábios se torna um distúrbio nervoso, é chamado de “Dermatofagia”. Geralmente está associado a “pessoas com um temperamento bastante nervoso e/ou ansioso; também está relacionado a estados ou momentos de tensão e estresse. Além disso, possui características dos transtornos obsessivo-compulsivos do espectro e controle de impulsos.”

A causa disso é uma consequência do estresse e das reações para enfrentar esses momentos, sendo as mordidas dos lábios, bochechas ou dedos uma espécie de alívio.

O reforço desse hábito faz com que o corpo adote esses comportamentos, típicos da dermatofagia, como uma descarga diante da tensão que está sofrendo.

Embora outra causa possível seja simplesmente sentir dor. Isso estaria relacionado ao fato de que é uma opção para combater emoções ruins, já que focar na dor física o distrai do outro plano, sendo um comportamento autonocivo.

Entre seus principais sintomas está a impulsividade, ou seja, não ser capaz de resistir à tentação de realizar uma ação e obter alívio e prazer ao realizá-la. Isso pode ser mesmo sem pensar nas consequências dessa ação, o que pode levar à perda absoluta de controle e, no caso desse distúrbio, gerar danos físicos.

Quando o transtorno é um problema

Embora muitas vezes possa ser um distúrbio que não representa danos físicos significativos, sofrer de dermatofagia pode gerá-los, mesmo sangramento pelas lesões geradas.

De acordo com a The TLC Foundation, morder constantemente o interior das bochechas pode terminar em vermelhidão e feridas dolorosas, o que pode afetar a mucosa que reveste a bochecha, criando uma superfície irregular. Isso até aumenta a necessidade de morder apenas para sentir a mucosa lisa novamente, o que continua a danificar a área.

Quanto aos lábios, apertá-los com os dentes significa rachá-los, secá-los e até ter um mau cheiro.

Em casos extremos, pode gerar miomas orais, ou seja, cicatrizes causadas por irritação persistente na boca ou “mucoceles”, que são cistos de retenção causados por morder ou sugar os lábios. As pessoas também podem morder os dedos compulsivamente, gerando lesões significativas.

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.