A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde recebeu do senador Carlos Fávaro uma emenda parlamentar de R$ 4 milhões para aplicar na Atenção Básica do município. O recurso foi conquistado após articulações realizadas pelo prefeito Miguel Vaz e equipe técnica da secretaria.
O recurso, adquirido por meio de emenda, foi disponibilizado na segunda-feira (28) e faz parte do Fundo Nacional de Saúde, destinado para incremento temporário ao custeio dos serviços de atenção básica em saúde.
A solicitação da emenda foi documentada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Ofício nº 763/2021, protocolado no último dia 08 de dezembro. Pouco antes, no dia 06 de dezembro, o prefeito Miguel Vaz esteve em reunião com o senador Carlos Fávaro para tratar da verba.
“Nos reunimos com o senador em Cuiabá e tratamos da destinação do recurso. Essa é uma importante contribuição para a saúde de Lucas de Rio Verde”, pontuou Miguel Vaz em agradecimento ao parlamentar.
“O recurso vem em excelente momento, onde estamos reestruturando a atenção básica após o período da pandemia pela Covid-19”, destacou a secretária de Saúde, a médica Fernanda Heldt Ventura.
Atualmente, o Município investe 30% do recurso próprio em saúde, porcentagem acima do que é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal que é de no mínimo 15%. “É uma verba para custeio que desafogará um pouco o que investimos de recurso próprio nesta área, permitindo, assim, usar esse valor em outras frentes como, por exemplo, as reformas de algumas unidades de saúde do município”, completou Fernanda.
Atenção Básica
Lucas do Rio Verde possui 98% de cobertura de sua população pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF), conta com 17 equipes de ESF, sendo uma em área rural.
Prefeito Miguel Vaz discute emenda de R$ 4 milhões com senador Carlos Fávaro