Obras da FICO, ferrovia que interligará GO e MT, iniciam nesta sexta-feira

Trecho da Ferrovia de Integração Centro Oeste entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) terá 383 km

Fonte: CenárioMT com informações Assessoria

obras da fico ferrovia que interligara go e mt iniciam nesta sexta feira 1073222

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura (Minfra), a Valec e a empresa Vale S/A vão dar a partida para o início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). O evento de lançamento da ferrovia vai ocorrer às 15h (horário de Brasília), nesta sexta-feira (17), em Mara Rosa/GO.

Com extensão de 383 km, a Fico escoará a produção de grãos da região de Água Boa (MT) pela Ferrovia Norte e Sul. Isso possibilitará acesso aos portos de Santos (SP) e Itaqui (MA). O projeto foi estimado em R$ 2,73 bilhões para fins de determinação dos investimentos cruzados em decorrência da prorrogação antecipada do prazo do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), operada também pela Vale. Além disso, estimam-se 7 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda) durante a construção.

O projeto vai ser realizado em duas fases, sendo a primeira entre Mara Rosa/GO e a Ponte sobre o Rio Araguaia. Já a segunda etapa será da Ponte sobre o Rio Araguaia até Água Boa/MT. Vai seguir de Leste para Oeste, a partir das cidades localizadas nos pontos iniciais de cada um dos trechos. Os primeiros 30 quilômetros de construção da fase inicial ligam os municípios de Mara Rosa/GO, onde fará conexão com a Ferrovia Norte Sul (FNS), e de Alto Horizonte/GO.

Com o início das obras, aumenta a expectativa com o desenvolvimento do projeto que pretende expandir a FICO até Lucas do Rio Verde.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.