O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) participou, nesta terça-feira (17), de uma reunião do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, no município de Sorriso, com prefeitos da região norte de Mato Grosso e com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Na ocasião, foi discutido o retorno das cirurgias eletivas, que estão paradas há aproximadamente dois anos. Conforme Dorner, houve uma cobrança mútua de todos os gestores da região.
“Entendemos que a pandemia do Coronavírus prejudicou muito a saúde pública, mas já está na hora de corrermos atrás do prejuízo e voltarmos às normalidades, principalmente, quando se trata das cirurgias eletivas. Todos os prefeitos do nortão estão dispostos a ajudar o Governo do Estado, para que as pessoas que necessitam sejam atendidas o mais rápido possível”, frisou o gestor de Sinop.
Para que haja o retorno do Programa MT + Cirurgias ficou acordado que Sinop continuará sendo base de assistência e atendimentos a pacientes com Covid-19 e serão fechadas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 de Sorriso. Onde posteriormente, após reforma do Hospital Regional, os leitos serão destinados aos atendimentos de especialidades diversas.
“Alinhamos uma decisão com toda a região, porque buscamos a convergência com as gestões municipais da Saúde. A região concordou que seria incoerente abrir mais leitos para Covid-19 e, portanto, a área ampliada do Hospital Regional de Sorriso auxiliará no avanço das cirurgias eletivas e possibilitará mais agilidade à modernização de toda a estrutura. Teremos um hospital reformado por inteiro”, detalhou o secretário.
De acordo com o prefeito de Santa Carmem e presidente do Consórcio, Rodrigo Frantz, a reunião foi de extrema importância para demonstrar a grande parceria do Governo do Estado com os municípios.
“Isso vai render grandes frutos para a saúde da população. Os municípios estão dispostos a contribuírem, por meio do Consórcio Público Vale do Teles Pires, com os valores que a tabela do SUS não cobrir”, garantiu Frantz.
O Hospital Regional de Sorriso será ampliado para atender todo o norte do Estado e terá condições de realizar entorno de 100 cirurgias por mês.