Terminou ontem (23) a série de 3 audiências públicas para discutir PPA e LDO em Lucas do Rio Verde. Os encontros aconteceram na Câmara de Vereadores. Além da presença de presidentes de bairros, prefeito, vice, secretários e vereadores, também houve manifestação de moradores por meio de aplicativos. As três audiências públicas foram transmitidas pelo YouTube e também pela ferramenta Zoom.
A terceira foi a audiência com maior duração. Os presidentes de bairros puderam apresentar as demandas diretamente ao chefe do Executivo e secretários presentes. Luiz Ruaz dos Santos, presidente da Associação de Moradores do bairro Bom Jesus apresentou demandas da comunidade. Recentemente o projeto que transformou o Bom Jesus em bairro foi aprovado pela Câmara. “Precisamos de creche, que as ruas tenham calçadas, bocas de lobo porque a terra fica toda no asfalto. Nós precisamos ainda de ônibus. Hoje quem tem que pegar ônibus tem que andar mil metros até o ponto mais próximo. E quem trabalha 4 horas da manhã? É bem difícil”, pontuou o presidente, pedindo ainda que o novo bairro seja arborizado.
Elaboração PPA
Passada a fase de acolhimento de demandas, a equipe da Secretaria de Planejamento e Cidade vai reunir e analisar todas as reivindicações. “Já fiz compromisso com a equipe e em 7 dias estará na mesa do prefeito Miguel pra poder priorizar. Como ele colocou em alguns momentos, já existem demandas que podem ser atendidas e outras precisam de orçamento”, observou o secretário Welligton Souto.
Após a definição de inclusão das propostas no PPA 2021/2025, o documento final será enviado para a Câmara para análise e votação. Durante o processo acontecerá nova consulta junto a comunidade. “Pra prestar conta do que foi acolhido, acatado o que será possível ou não, porque a gente também precisa cumprir o Plano de Governo que foi eleito e a gente tem responsabilidade com isso também”, acrescentou o secretário.
Boa participação
Durante os três dias de audiência, as manifestações dos presidentes de bairros e de moradores foram bem recebidas pelo Executivo. O prefeito Miguel Vaz disse à CenárioMT que algumas das sugestões apresentadas já estão contempladas no planejamento do município. Mas várias demandas apresentadas ainda não estavam projetadas para execução. “São muito bem vindas. A partir deste acolhimento elas serão analisadas e muitas delas colocadas dentro do planejamento e executadas dentro destes 4 anos”, pontuou.
A utilização das ferramentas tecnológicas foi bem avaliada pelo gestor. Miguel Vaz cita que o uso serve para aproximar o cidadão do poder público. “Uma tecnologia disponível que funciona muito bem. As pessoas, das suas casas, seus locais de trabalho, podem participar normalmente de uma audiência como essa. Participar ativamente, trazendo sua sugestão”, observa.