A coordenadora de Acolhimento e Registro de Vacinação de Cuiabá, Vera Lúcia Ferreira, afirmou nesta segunda-feira (17) que já chegou a receber em apenas um dia 12 homens “grávidos” querendo ser imunizados contra a Covid-19.
“Em um dia tivemos 12 homens grávidos em Cuiabá. A gente percebe que foi mesmo um erro de cadastro, um erro de grupo no qual ele não se enquadra”, disse.
Ela explica que na maioria dos casos, eles não se atentam na hora de preencher o cadastro e se incluem em um grupo do qual não fazem parte.
“A gente está tendo muitos cadastros de homens grávidos e puerpério com comorbidade. Na ansiedade de fazer o cadastro, ele entra, realiza o cadastro e, quando chega para se vacinar, esse cadastro está como gestante. O cadastro é anulado. Se o homem fizer parte de algum grupo que estamos vacinando, a gente faz a alteração, se não fizer o cadastro é excluído”, explica Vera Lúcia.
A coordenadora diz que ao perceberem o erro, alguns homens acham engraçado, outros ficam nervosos, mas de qualquer forma ficam impedidos de realizar a vacinação.
Segundo ela, a orientação é para que a pessoa, ao realizar o cadastro, preste atenção de qual grupo ela faz parte.
“Cada grupo é feito um tipo de análise. Para gestante, puérperas com comorbidade, a pessoa deve levar um laudo médico. Todos os documentos devem ser impressos porque estamos arquivando”, explica a coordenadora.