A empresa Biomavi, parceira da Prefeitura de Sorriso na viabilização do projeto LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo) conseguiu coletar quase 2 mil litros de óleo usado em seis unidades escolares da rede municipal de ensino. Na Vila Bela, campeã desta etapa, foram 920 litros; na Jardim Amazônia, 475 litros; na Leôncio Pinheiro foram 250 litros; e, com a arrecadação de 100 litros cada uma, aparecem o Cemeis Flor do Amanhã, o Cemeis Jardim Amazônia e o Cemeis São Domingos; fechando assim 1.945 litros.
Nas demais unidades, o volume coletado não alcançou o volume de 100 litros, marca indispensável para viabilizar a coleta. Mais que um avanço em relação ao cuidado com o meio ambiente, a destinação correta do resíduo também traz reversão financeira para a unidade escolar, já que para cada litro de óleo coletado, a Biomavi repassa R$ 0,75.
Diretora da Vila Bela, Edilamar Nava Bicego destaca que os recursos arrecadados com o óleo usado já têm destino: festejar o Dia da Criança. “Todo o dinheiro que vier do óleo vai ser usado na Semana da Criança, seja para fazer o boi no rolete, seja para fazer salas temáticas, ainda vamos ver, mas o certo é que será usado para isso”.
O LEVO integra o Progama Eco Sorriso, desenvolvido pela Prefeitura e que vem trazendo uma nova forma de toda a comunidade lidar com o que não tem mais utilidade. Com foco na preservação ambiental aliada à geração de renda com o que deixa de ser “lixo”, o programa foca na coleta seletiva e também na destinação adequada de resíduos. Coordenador do programa, Diogo Martins lembra que Sorriso já desponta como referência em Mato Grosso quando o assunto é transformar em combustível o que um dia já fritou batatinha. “Depois de passar pelo centro de tratamento em Cuiabá, o óleo se transforma em biodiesel”, detalha.
A primeira coleta do ano, em março, garantiu o recolhimento de 5.225 litros, o que colocou Sorriso no topo do ranking do LEVO em todo o Mato Grosso. Os contêineres para abrigar o resíduo foram instalados nas 35 unidades escolares do Município no ano passado, com apoio da FS Bioenergia. Outra parceira no LEVO é a Teoria Verde, que reforça as ações de educação ambiental, trabalhando junto às crianças a necessidade de adoção de um modo de vida mais sustentável.
Para destinar o resíduo é bem simples: é preciso aguardar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet (que também será reciclada), e levar à escola municipal ou Cemeis mais próximo de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18 horas. Para fazer a entrega, a garrafa precisa estar cheia e o resíduo deve ser isento de “sujeira”. ” A banha, por exemplo, também pode ser levada, só precisa estar livre de resíduos como ossos ou carne”, explica Diogo, lembrando que, sempre que for possível peneirar a gordura antes de destinar à reciclagem, o resultado é ainda melhor.