Por conta da pandemia de covid-19 a celebração da Semana Santa pela Igreja Católica teve que ser ajustada a realidade vivida atualmente. A Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística, em Lucas do Rio Verde, tem celebrado missas com presença reduzida de pessoas, por conta do decreto estadual e transmissão pela internet. Os fieis podem acompanhar pelas redes sociais da igreja.
A programação começou no sábado (27), véspera do domingo de ramos, e prossegue até o domingo de páscoa (04). Algumas celebrações tradicionais, como procissão de sexta-feira da paixão, sofreram alterações, inclusive de horário.
Pároco da Nossa da Rosa Mística, padre André Marana explicou que a semana santa é o momento em que os cristãos podem celebrar o Trido Pascal, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. “Infelizmente, devido a pandemia, estamos realizando a Semana Santa dentro das possibilidades”, avaliou o padre, lembrando que em 2020 também houve restrição em relação a participação de fieis nas celebrações.
Sem aglomeração
Padre André lembra que houve adaptações nas atividades tradicionais, inclusive nos horários de realização. Numa delas, é a procissão da sexta-feira. “Um dos momentos importantes é a celebração das 15 horas, celebração da Paixão de Cristo. Ela vai acontecer, mas não na parte da tarde, devido as restrições, mas na parte da manhã. Quem não puder participar fisicamente, através da internet vão poder acompanhar e rezar conosco. Infelizmente a procissão, em razão da aglomeração esse ano, vamos estar impossibilitados mais uma vez”, lamentou.
O período que antecede a páscoa é utilizado como momento de reflexão. Por isso, o pároco reforça a principal mensagem deste momento solene para os cristãos, onde o Messias venceu a morte, traçando um paralelo aos cristãos que vivem um momento desafiador diante da pandemia. “Traz uma mensagem para que não percamos a coragem, o ânimo e ter a certeza que este momento difícil vai passar, assim como tantos momentos difíceis que a humanidade já viveu, foram superados, graças a Deus”, salientou o padre. “Assim como Jesus Cristo venceu todas as dificuldades, nós também venceremos. Precisamos neste momento ter fé, esperança em Deus”, concluiu.