Lucas: Decisão de suspender aulas presenciais ocorreu por falta de leitos de UTI covid

Secretária Elaine Lovatel disse em entrevista que alguns pais de alunos decidiram não enviar os filhos para as aulas por causa do agravamento da doença

Fonte: Da Redação

aulas presenciais retomada 1
Aulas presenciais foram retomadas na última semana de fevereiro. Secretaria firma que não foram detectados casos positivos de covid entre alunos e professoras Foto: Divulgação/Ascom

Dois motivos pesaram para a suspensão das aulas presenciais em Lucas do Rio Verde. A alta taxa de ocupação das UTIS no Estado e o fato que muitos pais optaram por não enviar os filhos para as escolas em razão do aumento dos casos de covid.

A Secretária Municipal de Educação, Elaine Lovatel, explicou que a decisão foi tomada semana passada e que a suspensão vai durar 15 dias. Neste período, os alunos vão ter aulas online. “Voltamos a ter o ensino remoto, somente. Nosso desafio é modificar esse remoto, qualificar ainda mais o modo remoto”, declarou.

Durante entrevista à imprensa, Elaine ressaltou que, ao longo dos 15 dias em que ocorreram as aulas presenciais, não houve nenhum caso positivo de covid-19. Segundo ela, nem alunos ou professores testaram positivo.

“Foi tudo muito tranquilo, mas observamos que assim que começaram a informar sobre a ocupação das UTIS os pais deixaram de enviar os filhos para a escola. Foi o que mais nos deu o olhar de que precisávamos estar recuando”, disse.

No dia 29 deste mês as aulas serão retomadas. A expectativa é que o nível de ocupação de leitos diminua para que as atividades escolares presenciais ocorram a partir desta data. Desta forma, os pais devem estar atentos aos grupos de WhatsApp da escola, com as orientações sobre a retomada das atividades.

Mais turmas

A secretária adianta que o município trabalha para que as aulas presenciais sejam retomadas com mais turmas. “O nosso objetivo é que mais unidades escolares estejam retomando, até mesmo porque nós observamos que nas escolas que haviam retornado, foi tudo muito tranquilo”, reforçou.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.