Dois motivos pesaram para a suspensão das aulas presenciais em Lucas do Rio Verde. A alta taxa de ocupação das UTIS no Estado e o fato que muitos pais optaram por não enviar os filhos para as escolas em razão do aumento dos casos de covid.
A Secretária Municipal de Educação, Elaine Lovatel, explicou que a decisão foi tomada semana passada e que a suspensão vai durar 15 dias. Neste período, os alunos vão ter aulas online. “Voltamos a ter o ensino remoto, somente. Nosso desafio é modificar esse remoto, qualificar ainda mais o modo remoto”, declarou.
Durante entrevista à imprensa, Elaine ressaltou que, ao longo dos 15 dias em que ocorreram as aulas presenciais, não houve nenhum caso positivo de covid-19. Segundo ela, nem alunos ou professores testaram positivo.
“Foi tudo muito tranquilo, mas observamos que assim que começaram a informar sobre a ocupação das UTIS os pais deixaram de enviar os filhos para a escola. Foi o que mais nos deu o olhar de que precisávamos estar recuando”, disse.
No dia 29 deste mês as aulas serão retomadas. A expectativa é que o nível de ocupação de leitos diminua para que as atividades escolares presenciais ocorram a partir desta data. Desta forma, os pais devem estar atentos aos grupos de WhatsApp da escola, com as orientações sobre a retomada das atividades.
Mais turmas
A secretária adianta que o município trabalha para que as aulas presenciais sejam retomadas com mais turmas. “O nosso objetivo é que mais unidades escolares estejam retomando, até mesmo porque nós observamos que nas escolas que haviam retornado, foi tudo muito tranquilo”, reforçou.