Os vereadores de Lucas do Rio Verde prestaram homenagem ao deputado estadual Sílvio Fávero que morreu de covid-19 no sábado (13). Ao usar a Tribuna da Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15) os parlamentares destacaram a trajetória de Fávero, que estava no primeiro mandato.
“Foi um dia triste pra nós e pra toda a classe política, né, porque perdemos uma referência. O Sílvio teve um jeito diferente de fazer política e essa é a grande diferença”, observou o presidente Daltro Figur. “Nós devemos essa homenagem feita pelos vereadores, nada mais justo”. Os trabalhos iniciaram com uma oração em homenagem a família de Silvio Fávero.
O vereador Wladimir Mesquita (PRTB), que também é investigador de Polícia Civil, destacou o trabalho desenvolvido por Sìlvio em prol a segurança pública. “Foi muito importante. Em nome da segurança pública de Lucas e de todo o Estado, digo que estamos muito tristes pelo aconteceu”, disse o vereador, acrescentando que ‘a segurança pública ficou muito triste. Os policiais civis, em especial de Lucas, acompanharam ontem o cortejo. Ele merecia esse momento, essa homenagem’.
Além de projetos, indicações e destinações de emendas, Fávero foi entusiasta pelo ensino cívico-militar. Foi através de indicações dele que foram criadas escolas militares no Estado.
Mandato produtivo
Márcio Albieri (PSD) citou a quantidade de proposições feitas por Sílvio em apenas dois anos de mandato. Foram 2.190 indicações, 384 moções e congratulações, 187 projetos de lei, 67 moções de aplausos, 46 moções d e pesar, 35 projetos de resolução, 18 requerimentos e 7 projetos de lei complementar, totalizando 2.948 proposições feitas no período.
“Imprimiu um ritmo muito grande de trabalho, projetos que vieram pra beneficiar a população. Dessas indicações feitas por ele, boa parte ainda não foram atendidas. Significa que nos próximos meses ainda vamos ver o trabalho do Sílvio ainda acontecendo”, observou Albieri.
Alerta
O boletim aponta que foram 93 óbitos de pacientes residentes em Lucas do Rio Verde com covid-19. O vereador acredita que outros óbitos ocorridos ao longo do ano podem ter correlação com a doença, pessoas que foram infectadas com o coronavírus, mas que que ficaram com algum tipo de sequela.
“Se a gente somar pessoas com covid e mais as pessoas com sequelas de covid que morreram, esse número passa de 130 aqui em Lucas do Rio Verde. Boa parte dessas pessoas a gente conhecia, são famílias entristecidas e agora desestruturadas e que vão demorar um certo tempo pra retomar suas vidas”, lamentou.
O vereador alertou que não existem leitos de UTI pública ou particular disponíveis em Mato Grosso, o que força as pessoas a redobrarem seus cuidados pessoais de forma preventiva, seja no uso de máscaras, álcool para higienização das mãos, distanciamento social e até evitando cumprimentando com as mãos, seja em aperto ou simples toque de punhos fechados.
Projetos aprovados
Durante a sessão foram apresentadas indicações a diversos setores do Poder Público Municipal e cinco projetos de lei. Entre eles, um projeto que destina R$ 2,7 milhões ao Hospital São Lucas. O recurso será destinado para colaborar no custeio das despesas advindas de prestação de serviços de Saúde nas Unidades de Terapia Intensiva Adulta e Neonatal SUS do hospital.
Mulher
A Semana da Mulher também foi lembrada durante os pronunciamentos dos vereadores. Uma série de palestras online foram realizadas ao longo da semana, abordando assuntos de interesse, não apenas de mulheres, mas também para os homens.