O secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Márcio Kuhn, esteve reunido nesta manhã (02), em Cuiabá, com o diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea- MT), Renan Tomazeli e a coordenadora do Cispoa (Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal), Fernanda Rocco.
Segundo Márcio, o Indea solicitou ao município a cedência, por meio de convênio, de médicos veterinários para a fiscalização de empresas pelo Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Sise), órgão que atua em estabelecimentos que realizam o comércio de seus produtos dentro do Estado de Mato Grosso, além da fiscalização do trânsito dos produtos. Em contrapartida, o município cobra ajuda do Indea no processo de legalização, através do Sise, dos empreendimentos municipais que produzem produtos de origem animal, para que possam comercializar em todo o Estado. Hoje, sete empreendedores possuem cadastro no Serviço, cinco deles estão ativos. Além disso, mais três empreendimentos estão com o pedido em andamento. Dos cinco ativos, há uma queijaria, um abatedouro, uma indústria de laticínios, uma charcutaria e a Casa do Mel.
“Pedimos auxílio para o registro dessas empresas, para que possam se enquadrar às normas e comercializar seus produtos em todo o Estado”, explica.
Outro assunto abordado foi à adesão de alguns empreendimentos de maior porte do município, que possuem o selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise), ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), para garantir mais competitividade ao setor. Com isso, as indústrias locais poderão solicitar o selo federal e colocar seus produtos no mercado nacional. “Queremos fortalecer o produtor e o empresário daqui e garantir aos consumidores de todo o país um produto de qualidade”, diz o secretário-adjunto.
O Sisbi padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Durante reunião com empreendedores do município cadastrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), no início de fevereiro, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, disse que a pasta dará suporte e orientação com assistência técnica qualificada para que possam continuar atuando. “Nossa intenção é potencializar o crescimento de todos e dar mais celeridade aos processos em andamento”.