Sinop: dobra número de mortes por Covid em Janeiro e ocupação de UTIs se aproxima de 100%

Fonte: CENÁRIOMT

1 9

O município de Sinop encerrou janeiro de 2021 contabilizando o triste número de 24 mortes confirmadas decorrentes a Covid-19. Essa quantidade ainda pode sofrer alteração e aumentar, considerando que há outros três casos registrados no período como suspeitos da doença e que seguem em investigação pela Secretaria de Saúde. O cenário é ainda mais alarmante quando comparado com dezembro, período em que foram registrados 12 óbitos.

Preocupante também é a ocupação de leitos de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo – do Hospital Regional de Sinop, que nos últimos dias vem se mantendo quase que em sua totalidade. Até o final da tarde desta quinta-feira (04), por exemplo, dos 19 leitos presentes na unidade, apenas um estava livre. Dez deles estavam ocupados por pacientes de outras cidades e, oito, por moradores locais.

Na tentativa de orientar e, deste modo, tentar reduzir a contaminação da doença, equipes de fiscalização composta por diferentes setores do Executivo Municipal visitaram estabelecimentos comerciais noturnos a fim de cobrar o uso de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool gel, resultando em notificações de estabelecimentos por aglomeração. As orientações referentes as medidas de biossegurança também foram trabalhadas em alguns comércios e, mais recentemente, com representantes de instituições privadas de ensino (faculdades, universidades, centros universitários, berçários e escolas).

Diante do aumento nos números, foi decretado toque de recolher entre 23h às 5h, que passa a valer a partir de hoje até dia 19 de fevereiro. “Sempre deixei claro que a minha intenção jamais seria prejudicar o comércio com medidas drásticas. Junto com a Guarda Civil, a Polícia Militar e Secretaria de Saúde, foram realizadas fiscalizações e notificações. Mas, mesmo em toda ação de orientação e fiscalização, ainda registramos um aumento nos números”, destacou o Prefeito Roberto Dorner.

As medidas de contenção foram debatidas entre Poderes Executivo e Legislativo junto com o Comitê da Saúde e a decisão do decreto ocorreu em consenso dos envolvidos.

 

PANDEMIA EM NÚMEROS
Desde o início da pandemia até ontem (04), 11.734 pessoas positivaram para a doença no município. Destas, 11.301 estão recuperadas.
No entanto, das 172 mortes registradas, 62% foram de homens e, outras 36% mulheres. 81% destes tinham algum tipo de comorbidade;
As maiores vítimas tinham entre 61 a 80 anos: 92 pessoas; 45 estavam na faixa de 41 a 60 anos; 23 tinham acima de 80; 10 formavam a faixa de 24 a 40 anos e, 02 pessoas tinham até 20 anos quando não resistiram a doença.

 

RECOMENDAÇÕES
Ainda é importante adotar as medidas de biossegurança preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Manter o distanciamento social;

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!