Várias vacinas para covid-19 estão em fases de testes, a grande maioria estão tendo sucesso, porém, o prazo para determinar a taxa de eficácia ainda é curto, e não é tão simples, segundo chefe da OMS, Mike Ryan, algumas vacinas estão com estudos bem avançados, mas ainda é cedo dizer que estarão disponíveis para população neste ano, a expectativa é de que as vacinas sejam distribuídas para toda população no início de 2021.
“Estamos fazendo um bom progresso, observando que várias vacinas já estão em testes de Fase 3 e que até agora nenhuma fracassou em termos de segurança ou capacidade de provocar uma reação imunológica” disse o especialista.
Ryan alertou que as vacinas para esta pandemia não são para os ricos, não são para os pobres, elas são para todos. “Precisamos garantir justiça” na distribuição delas, ressaltou.
Mike Ryan também alertou as escolas a serem cautelosas com reaberturas, até a transmissão comunitária da covid-19 estar sob controle.
O debate norte-americano sobre a retomada das aulas se intensificou agora que a pandemia está se alastrando em dezenas de estados. “Temos que fazer todo o possível para levar nossas crianças de volta à escola, e a coisa mais eficiente que podemos fazer é deter a doença em nossa comunidade”, disse. “Porque se você controla a doença na comunidade, pode abrir as escolas.”