Está pronto para entrar em funcionamento o laboratório do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) Campus Avançado de Lucas do Rio Verde-MT, que irá auxiliar no diagnóstico da Covid-19, o novo coronavírus. Equipado com tecnologia de ponta, o laboratório terá capacidade para analisar até 200 amostras por dia, com o resultado saindo em até 72 horas.
Procura por testes de Covid-19 é grande em Lucas do Rio Verde; resultado varia de 24h a 10 dias
De acordo com o Diretor da unidade, Professor João Vicente, o laboratório terá capacidade para atender a demanda de Lucas do Rio Verde e cidades circunvizinhas.
Para que definitivamente entre em operação, os técnicos do IFMT aguardam a chegada dos kits reagentes que foram adquiridos pela prefeitura municipal de Lucas do Rio Verde. Ao todo, o município adquiriu 1.000 (mil) kits exclusivos para fazer a testagem das pessoas que forem atendidas nas unidades de saúde.
O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Lucas do Rio Verde, recebeu R$ 326,5 mil reais, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT), para compra de equipamentos necessários para a implantação do laboratório de biologia molecular na unidade.
“O laboratório vai permitir, no primeiro momento, a realização de testes analíticos da Covid-19 por biologia molecular RT-PCR. Foi adquirido um aparelho de PCR em tempo real. Os demais equipamentos nós já tínhamos e agora estamos um laboratório completo para o teste de Covid-19”, explicou o Doutor em Biotecnologia, professor Willian Pietro de Souza, responsável técnico pelo laboratório do IFMT.
“Aqui no laboratório nós vamos realizar o teste que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é o teste RT-PCR, cuja sua confiabilidade é de 100% para a presença do vírus. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). As células dessa região são utilizadas para extração do RNA do vírus. Nós então usamos o material genético do vírus extraído, e produzimos várias cópias de trechos específicos do RNA viral”, comentou o professor.
“As pesquisas mostraram que no Brasil está circulando seis linhagens diferentes do vírus, o que mostra que ele tem potencial para mutação”, o que dificulta a produção de medicamentos para combater o vírus, frisa Willian.
De acordo com o Diretor do IFMT, João Vicente, o laboratório está credenciado junto ao Lacen – Laboratório Central de Mato Grosso, responsável em reunir todos os testes realizados no Estado. Isso quer dizer que os resultados de exames que saírem do IFMT em Lucas do Rio Verde já serão informações oficiais para serem utilizadas pela Secretaria de Saúde.
“Nós vamos ter acesso ao sistema do Lacen, onde forneceremos os resultados, sob controle do Estado”, afirmou.
João Vicente ressaltou que o IFMT não estará colhendo as amostras para a realização do exame, como acontece com os laboratórios particulares. As coletas ficarão por conta da Secretaria de Saúde, no momento em que os pacientes procurarem por atendimento médico.
Em relação aos kits reagentes para testagem do Covid-19 adquiridos pela prefeitura de Lucas do Rio Verde, atenderá somente aos luverdenses. Os demais municípios que tenham interesse em enviar amostras para serem analisadas pelo IFMT, deverão aquirir os kits reagentes.