A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT), descarta outras duas suspeitas de coronavírus no Estado. Os casos desconsiderados nesta terça-feira (10.03) passaram pela avaliação do laboratório nacional de referência e são dos municípios de Cuiabá (1) e Alto Taquari (1).
Casos suspeitos de coronavírus em Nova Mutum e Sinop são descartados
Entretanto, a SES considera um novo caso suspeito em Lucas do Rio Verde. Atualmente, essa nova suspeita é a única em todo Estado de Mato Grosso.
Segundo informações ainda não oficiais, o paciente procurou uma unidade de saúde após ter febre, tosse e muitas dores de cabeça, o que preocupou o paciente que esteve recentemente na Europa. O mesmo foi medicado e orientado a ficar em casa, onde irá receber diariamente equipes de saúde para fazer avaliações.
Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 12 casos. De acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados por apresentarem resultados positivos para Influenza B e 4 foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
· Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
· Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
· Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
· Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
· Manter os ambientes bem ventilados;
· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
· Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.