Em 13 de dezembro de 1981, Rubro-Negro vencia o Liverpool por 3 a 0 e ganhava o mundo. Em entrevista exclusiva, Zico relembra alguns momentos da conquista
“Em dezembro de 81…” A data que inspirou um dos cantos mais famosos da apaixonada torcida rubro-negra completa nesta sexta-feira 38 anos. A madrugada de 13 dezembro de 1981 ficou eternizada depois que o esquadrão flamenguista, liderado por Zico, colocou os ingleses do Liverpool na roda e venceu a final do Mundial Interclubes por 3 a 0, em Tóquio, no Japão. O futebol brasileiro voltava a ver um time campeão do mundo desde o Santos de Pelé, em 1963.
Em entrevista exclusiva ao site da CBF, Zico falou sobre os dias que antecederam àquela conquista. O eterno camisa 10 da Gávea lembrou da maratona de finais que a equipe precisou enfrentar antes de chegar ao Japão: em menos de um mês, foram três partidas decisivas pelo Campeonato Carioca e três da Libertadores. O Flamengo faturou o caneco nas duas competições.
– Além dos jogos da Libertadores (três contra o Cobreloa-CHI), nós tivemos outras três finais com o Vasco em uma semana. E, naquela época, representava muito uma final de Campeonato Carioca com o Vasco – revelou, antes de completar:
– No dia seguinte ao jogo do Estadual, que vencemos, viajamos para os Estados Unidos para ficar alguns dias por lá, tentando se adaptar um pouco ao fuso-horário para, na sexta-feira, chegar em Tóquio.
E de fato, dentro de campo, o Liverpool não viu a cor da bola. O time inglês, que havia conquistado a terceira Liga dos Campeões da Europa em apenas cinco anos, encontrou um adversário com toque de bola refinado e que não oferecia oportunidades ao rival. Com o placar de 3 a 0 construído ainda no primeiro tempo, os brasileiros puderam se dar ao luxo de apenas tocar a bola na etapa final e esperar o tempo passar.
Zico ainda fez questão de destacar a história de que os europeus não ligam para o Mundial. De acordo com ele, a teoria cai por terra quando a bola rola.
– É muito fácil falar que fez pouco caso depois que levou um sacode. Ninguém entra em campo só pra fazer presença, ainda mais em um jogo final no qual você está representando um continente – comentou.
Flamengo 3 x 0 Liverpool
Local: Estádio Nacional de Tóquio (JAP)
Data: domingo, 13 de dezembro de 1981
Público: 62 mil pagantes
Gols: Nunes (aos 13’/1T e aos 41’/1T) e Adílio (34’/1T)
Flamengo: Raul; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Técnico: Paulo César Carpeggiani
Liverpool: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson). Técnico: Bob Paisley