A construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Lucas do Rio Verde-MT, entrou em sua reta final nesse inicio do mês de março de 2019, com o assentamento das cerâmicas outros acabamentos. Em seguida, será feita a construção do muro no terreno de 0,5 hectare de área aberta e 0,5 hectare de mata.
O terreno foi doado pela Prefeitura municipal, e tem o acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A previsão é que o espaço seja inaugurado no inicio do mês de maio, com solenidade de entrega para a ONG Amibem, que ficará responsável pelo gerenciamento do local. A obra é uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), prefeitura e Ministério Público (MPE).
Durante visita in loco, para averiguar o andamento das obras, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, destacou o quanto esse centro de triagem será importante para todo o médio-norte do estado, já que esse será primeiro centro especializado de Mato Grosso.
“É importante destacarmos a demanda que existe da fauna da nossa região e quanto ela que precisa ser cuidada, pois temos índices altíssimos de animais atropelados ou traficados e o Cetas colaborará com a prevenção e cuidado desses animais de toda a nossa região, temos uma área de preservação ambiental, que ajudará na recuperação e retorno dos animais ao seu habitat natural”, disse o secretário.
O Cetas contará com três ambientes, sendo um prédio de produção de alimentos para animais, com área aproximada de 40m², um prédio administrativo com área aproximada de 91m² e um prédio para o ambulatório, com área de aproximadamente de 48m². Além disso, o Centro terá uma casa para caseiro, com aproximadamente 50m², em cada um haverá sanitários individuais. A obra conta com investimentos de R$ 475.579,66, repassados pela Sema.
O centro especializado atenderá animais silvestres vítimas de atropelamentos em rodovias e tráfico. O centro também realizará pesquisas científicas e fornecerá educação ambiental de crianças e jovens.
Além disso, de acordo Albieri, o CETAS está sendo construído visando, no futuro, o curso de medicina veterinária por instituições de ensino superior no município de Lucas do Rio Verde.