Cuiabá e Várzea Grande estão sob alerta amarelo de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso prevê chuva de até 50 milímetros por dia, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo para as duas cidades de Mato Grosso.
O alerta de perigo potencial começa à 0h de 30 de setembro de 2026 e permanece válido até as 23h59 do mesmo dia. Segundo o instituto, também existe baixo risco de interrupção no fornecimento de energia, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.
Entre os principais pontos de atenção estão as rajadas de vento, que podem alcançar 60 km/h, e a ocorrência de granizo durante as tempestades. A previsão indica ainda acumulado de chuva de até 50 mm em 24 horas.
O aviso meteorológico abrange municípios da região do Centro-Sul Mato-grossense. No recorte apresentado pelo INMET, as cidades listadas sob o alerta são Cuiabá e Várzea Grande.
Em situações de emergência relacionadas às condições meteorológicas, a orientação é buscar informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193. Ocorrências envolvendo o fornecimento de energia e quedas de postes devem ser comunicadas à CEMIG pelo telefone 116.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.