A Defesa Civil de Porto Alegre mantém alerta de risco alto para a elevação do nível do Rio Guaíba, com possibilidade de inundação no bairro Arquipélago e em áreas ribeirinhas das regiões extremo sul e sul da capital gaúcha. O aviso permanece válido até a manhã de sexta-feira (25).
Segundo a Agência Brasil, o aumento do nível do rio está relacionado à maior vazão de água proveniente das chuvas registradas no interior do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Defesa Civil acompanha as ilhas
Na manhã desta quarta-feira (23), a Defesa Civil instalou um Posto de Comando na praça da Ilha da Pintada, ao lado da Colônia de Pescadores Z5. O local funciona como referência para acolhimento e orientação dos moradores.
Equipes do órgão também percorrem as ilhas que integram o bairro Arquipélago para acompanhar as condições e orientar a população sobre o cenário.
Nível do Guaíba apresenta recuo
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues, a situação observada pelas equipes permanecia calma nesta quarta-feira, apesar do alerta. Ele informou ainda que o Guaíba apresentava sinais de declínio e que, naquele momento, não havia previsão de remoção de pessoas ou famílias.
Na Ilha da Pintada, o nível do Guaíba passou de 1,70 metro às 10h de terça-feira para 1,76 metro às 13h30. Depois, chegou a 1,80 metro às 18h11, alcançou 1,96 metro às 21h05 e atingiu 2 metros às 22h50.
O nível permaneceu em 2 metros à 0h40 de quarta-feira (23) e chegou a 2,02 metros às 2h14. Na sequência, começou a recuar: a medição foi de 1,96 metro às 4h46 e às 6h28, chegando a 1,94 metro às 9h10.
Fonte: Agência Brasil.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.