A expectativa pelo plantio da safra de soja verão 2024/25 cresce com a previsão de chuvas no Centro-Oeste, que podem ocorrer na transição entre setembro e outubro.
Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já estão autorizados a iniciar o cultivo, enquanto Goiás e o Distrito Federal aguardam o término do vazio sanitário.
Até o dia 1° de outubro, toda a região Centro-Oeste deve estar liberada para o plantio da oleaginosa, após o período de vazio sanitário, que visa reduzir os riscos da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.
Embora o vazio sanitário já tenha terminado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a falta de chuvas tem atrasado o plantio da soja, levando os produtores a aguardarem com expectativa as mudanças climáticas.
O cenário climático ainda é incerto devido à neutralidade no Pacífico Equatorial, o que deixa muitos produtores cautelosos. Plantar na hora errada pode resultar em prejuízos significativos.
Mato Grosso do Sul pode iniciar o plantio antes de Mato Grosso, pois há previsões de chuvas nos próximos dias com a chegada de uma frente fria.
A influência da fase negativa da Oscilação Antártica (AAO) e as mudanças na fase de Madden-Julian (MJO) serão fundamentais para determinar as primeiras chuvas.
Embora o volume esperado ainda seja baixo e insuficiente para corrigir o déficit hídrico, essa mudança já proporciona alívio e sinaliza o momento de iniciar o plantio, especialmente no sul do estado.
Em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, as chuvas não devem ocorrer até terça-feira (23), e o calor intenso pode levar as temperaturas a alcançarem até 44°C em algumas áreas. No entanto, a expectativa é de que o quadro comece a mudar na transição entre setembro e outubro.