Yoga ajuda a melhorar o sistema digestivo. Saiba como

O Yoga tem muito mais benefícios do que a maioria das pessoas imagina, afirma o professor de Yoga, Ravi Kaiut

Fonte:

image 22

O que o Yoga faz pela sua saúde? Muitas pessoas podem responder, melhora a mobilidade, traz relaxamento, etc., mas além dos benefícios mais conhecidos popularmente, a prática é importante para a saúde geral e traz diversos outros efeitos positivos, muitas vezes pouco conhecidos, como a melhoria do sistema digestivo.

Como o Yoga ajuda a melhorar o sistema digestivo?

De acordo com o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut, as posturas (asanas) ajudam a combater fatores que poderiam prejudicar o bom desempenho do sistema digestivo.

“Algumas posturas, como as torções e alongamentos, ajudam a movimentar os órgãos internos e facilitam a digestão. Mas o principal fator que faz o yoga ser um aliado ao bom funcionamento intestinal é a eliminação de ‘barreiras’ para o seu bom funcionamento, como o estresse, a fome emocional, entre outros”, explica.

5 benefícios de ter um sistema digestivo funcional:

1. Melhor absorção de nutrientes ;

2. Aumento da energia;

3. Melhoria da imunidade;

4. Controle do peso;

5. Saúde mental.

4 posições de Yoga que ajudam na digestão:

01 – Torção: Sente-se com as pernas estendidas, dobre uma perna e coloque o pé ao lado do joelho oposto, inspire e, ao expirar, gire o tronco em direção ao joelho dobrado, mantendo a coluna ereta;

02 – Balasana: Sente-se sobre os calcanhares, incline-se para frente e estenda os braços à frente ou deixe-os ao lado do corpo. Relaxe a cabeça no chão, respirando profundamente e soltando a tensão;

03 – Janu Sirsasana: Nessa posição, a pessoa se senta com uma perna estendida e a outra dobrada, com a sola do pé tocando a parte interna da coxa da perna estendida. Ao inclinar-se para a frente, sinta a coluna curvar em direção ao chão;

04 – Viparita Karani: Para essa posição, deite-se de costas no chão com as pernas estendidas para cima, apoiadas em uma parede ou em uma superfície elevada. Essa posição ajuda a melhorar a circulação e drenagem natural.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.