Muita gente não sabe, mas existem diferenças importantes entre o psicólogo e o psicanalista. A psicóloga e PhD em Neurociências, Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, explicou as diferenças.
Conforme Roselene, o psicólogo é um profissional formado por uma faculdade de psicologia. A graduação tem duração de cinco anos, que habilita a exercer:
1- Psicoterapia em suas diversas modalidades.
2- Psicologia Organizacional (em empresas).
3- Aplicação de Psico Testes, como um recurso de finalidade diagnósticas e de seleção de pessoal (como por exemplo para carteira de habilitação para dirigir)
4- Psicologia Educacional (nas escolas).
5- Exercício da Psicanálise Clínica ( desde de que complemente sua formação básica de Psicólogo, com uma nova e exaustiva e específica formação psicanalítica, em alguma instituição reconhecida).
Já o psicanalista deverá procurar uma Sociedade Psicanalítica, filiada a uma entidade internacional (IPA), submeter-se a uma seleção e realizar sua formação. Porém, os estudos da teoria e sua aplicabilidade seguem vida afora.
“A Psicanálise é um tipo de Terapia, o curso tem um tempo pré determinado, sua formação contempla um Tripé Psicanalítico: Teoria, Análise Pessoal e Atendimento. Porém o Psicanalista continua estudando e se atualizando sobre a evolução do comportamento humano dentro da vida urbana e suas demandas. A Psicanálise tem por objetivo maior a relação do sujeito consigo mesmo em suas instâncias psíquicas: Id, Ego e Superego. Tratando as demandas reprimidas do inconsciente e tornando o indivíduo mais apto as relações externas como desdobramento de seu autoconhecimento”, completou.