A pandemia da COVID-19 fez com que as instituições de ensino precisassem rever a forma como seus alunos seriam ensinados e a tecnologia é aliada em época de aulas à distância. Esse foi o meio encontrado para que o conteúdo não fosse interrompido e os alunos perdessem o ano.
O grande problema é que muitos professores não estavam preparados para essa mudança tão repentina e o resultado foi um conteúdo que pouco estava ajudando no começo. Entretanto, os educadores e alunos começaram a se reinventar.
Com uma infinidade de recursos disponíveis, foi possível tornar as aulas virtuais mais interessantes e conseguir transmitir os ensinamentos. Os alunos também estão se adaptando a esse novo método de ensino e cada vez mais interagem e querem novas soluções de aprendizagem.
O método de ensino que precisou ser adaptado conta com mais recursos audiovisuais e os vídeos são grandes aliados na hora de ministrar conteúdos, podendo ser produzidos pelos próprios professores ou retirados da internet como um material complementar.
Tecnologia é aliada em época de aulas à distância com o uso de vídeos
Os vídeos circulam pela rede em grande quantidade e acabam se tornando bastante atrativos porque conseguem prender a atenção e quando possuem a imagem de alguém, fazem com que quem esteja assistindo se sinta mais próximo. Por exemplo, os professores gravam o conteúdo e compartilham com seus alunos, assim eles sentem que a ligação que têm na sala de aula pode continuar.
Uma grande vantagem de usar os vídeos é que os alunos podem acessar quantas vezes quiserem e a tecnologia é aliada em época de aulas à distância, uma vez que permitirá que o estudo seja feito no horário mais adequado e proporcionará uma revisão do conteúdo se houver dúvidas.
Os professores, além de desenvolverem os vídeos de forma que fiquem mais atrativos (isso tem sido aprendido com o tempo e feedback dos próprios alunos) estão descobrindo as ferramentas de edição de vídeo.
O problema muitas vezes é o formato do vídeo, pois, dependendo da plataforma em que será utilizado, pode não ser compatível ou ficar muito grande.
Uma ferramenta que tem sido bastante utilizada para resolver esse problema é o UniConverter que entre os muitos recursos oferece a ferramenta de conversão de vídeo que permite converter vídeos a mais de 1000 formatos.
Ao fazer a conversão é possível colocar o conteúdo em diferentes plataformas, como as específicas que são oferecidas pelas escolas, em redes sociais como o Youtube ou compartilhar em aplicativos como o WhatsApp. Nesse último caso é possível comprimir os vídeos para que sejam enviados por completo.
Veja como o uso do UniConverter é simples, se deseja, por exemplo, converter um vídeo que gravou no seu celular para qualquer outro formato.
Selecione a opção de converter áudio, que fica à esquerda, e depois suba o arquivo de vídeo, que pode ser o que gravou ou que baixou de algum lugar.
O arquivo aparece em uma lista e você escolhe o formato que irá converter e pode subir vários arquivos juntos:
É só clicar em “Converter” ou “Converter tudo” e pronto:
Para quem não possui familiaridade com os recursos tecnológicos, o UniConverter conta com um guia de usuário que ensina o passo a passo para quem não possui domínio, apesar dela ser bastante intuitiva.
Essa é uma forma simples de converter os vídeos em diferentes formatos, inclusive, se tiver um canal no Youtube já pode compartilhar logo ao final do processo, e isso poupa tempo dos professores.
Por que usar os vídeos para ensinar?
Sabendo que a tecnologia é aliada em época de aulas à distância e que os vídeos podem ser editados e convertidos para diferentes formatos, a inclusão deles nos conteúdos se torna indispensável.
Principalmente se tratando de educação à distância, o vídeo é uma das melhores ferramentas para prender a atenção dos alunos e acaba deixando o ensino mais atrativo, e tudo indica que estará entre o futuro da educação.
Ele permite que a criatividade seja liberada, pois utiliza diferentes recursos. Já os alunos também podem produzir o seu próprio conteúdo e compartilhar com os demais e isso fará com que a interação aumente e os professores tenham um feedback melhor em relação ao desenvolvimento da turma.
Por fim, existe uma grande variedade de material já pronto, sendo possível que o professor encontre um que atenda bem ao tema da aula e esse seja apresentado como um material complementar. Para quem ainda não consegue produzir o próprio conteúdo, apenas converter, é uma excelente alternativa.
A tecnologia é aliada em época de aulas à distância e quando se usa as ferramentas certas como o UniConverter é possível melhorar o aprendizado. Se ainda não conta com esse recurso, vale a pena experimentar.