“Redes sociais usam Inteligência Artificial há anos e pouca gente percebe” Afirma especialista em tecnologia

mulher usando smartphone com redes sociais 52701 873

mulher usando smartphone com redes sociais 52701 873

A Inteligência Artificial se popularizou mundialmente há pouco tempo, o que faz com que muitos acreditem que ela é uma tecnologia que foi desenvolvida apenas recentemente, no entanto, ela já existe e é utilizada há muitos anos, inclusive pelas redes sociais, como forma de entender e utilizar o comportamento do usuário para mantê-lo por mais tempo na plataforma.

A Inteligência Artificial a favor das redes sociais

As redes sociais utilizam a Inteligência Artificial como ferramenta há muitos anos para diversos processos, como explica o programador e especialista em IA, Bendev Junior.

Pouca gente percebe, mas a IA já é utilizada pelas redes sociais há muitos anos, principalmente como uma forma de entender, através do cruzamento de informações sobre as interações do usuário, do que ele gosta, os temas com os quais mais interage, sobre o que ele se interessa, para direcionar melhor os anúncios da plataforma”.

Algo que também tem se popularizado bastante nos últimos tempos é o que chamamos de algoritmo de sentimento, que é capaz de entender o que o usuário posta na rede social, o tom, o humor, nível de agressividade da fala, uso de palavrões, ao identificar isso, o sistema de processamento de linguagem natural bane ou pune automaticamente a conta” Explica.

Inteligência Artificial contribui para o vício nas redes sociais

Claro que o vício em redes sociais vem de vários fatores, mas a Inteligência Artificial possui grande parte dessa responsabilidade, ela é usada para conhecer a fundo o usuário e assim entender que tipo de postagem irá mantê-lo por mais tempo na plataforma”.

Quanto mais você usa a rede social, mais você fornece dados para que ela personalize o conteúdo e te mantenha por mais tempo usando a rede social, é um ciclo quase infinito gerado pela IA” Afirma Bendev Junior.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.