Preparação de Performance Individual: Qual o segredo dos melhores jogadores de futebol do mundo?

Analisar e trabalhar a performance de forma individual é importante para ter uma abordagem mais precisa, explica o especialista em performance no futebol, Fábio Gomes

Fonte: MF Press Global

image 6 1
Freepik

Manter um desempenho de alto nível no campo é a maior garantia de que o jogador terá uma boa carreira no futebol e também o que separa os bons jogadores dos verdadeiros jogadores de elite. No entanto, alcançar esse patamar não é uma jornada simples.

Segundo Fábio Gomes, ex-jogador, técnico e agora especialista em performance no futebol, a chave para o sucesso vai muito além da habilidade física e técnica, precisando também dedicar atenção à parte mental.

A preparação como um todo e principalmente a parte mental desempenha um papel fundamental, fortalecendo a mente e a cognição para enfrentar as pressões do jogo com confiança e resiliência”.

Ter um bom desempenho em campo não se trata apenas da vertente física e técnica, mas também de fortalecer a mente e a cognição. Isso é fundamental para construir confiança e resiliência, ajudando a enfrentar as pressões que essa carreira traz”, afirma.

Como um jogador pode alcançar o ápice da sua performance?

Com foco na análise da performance do jogador e no desenvolvimento de estratégias personalizadas para potencializar o seu desempenho, Fábio Gomes aplica o método com jogadores como Pedro Farrim, do FC Noah, Nilton Varela, do E.Amadora, Rúben Santos, do SC Braga e Rodrigo Domingues m, do Olympiakos Nicósia.

A Preparação e Análise de Performance vai além de simplesmente avaliar o jogador. Utilizando métricas e análises detalhadas de dados mentais, táticos e cognitivos, identificamos os pontos fortes, áreas de melhoria e quais os maiores sabotadores de performance do atleta”.

Com base nessa análise, é possível elaborar estratégias muito mais específicas para melhorar e aumentar a performance do atleta em campo e jogo“, explica Fábio Gomes.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.